Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O próximo volume a ser lançado traz 20 pioneiros que contam as suas histórias e causos em Ibiporã. Será no dia 22 de maio (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Padre Zanelli, de Ibiporã

Acontece no próximo dia 22 de maio (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Municipal Padre Zanelli, em Ibiporã, o lançamento do 5º DVD-Book do projeto Contos e Causos – História Viva de Ibiporã. A produção é do Museu Histórico e Artes de Ibiporã (MHAI), órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O Contos e Causos é um projeto realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã, com o apoio do IPHAN e da SETI-PR.

Já foram lançados os volumes I a IV do projeto agora é a vez do volume V, que traz 20 novos pioneiros (ou seus familiares) contando as suas histórias, aventuras e causos em Ibiporã. Cada volume traz um filme de aproximadamente 55 minutos de duração, que é exibido na tela do nosso cinema, e um livro-álbum fotográfico com 100 páginas.

O lançamento tem entrada franca. Será uma agradável sessão de cinema com pipoca, imagens marcantes e lembranças de um tempo que ficou gravado na memória desses homens e mulheres que ajudaram a construir Ibiporã.

Alguns já não estão mais entre nós, mas com a gravação feita e o devido registro em vídeo, fica a homenagem do Município, da Secretaria de Cultura e Turismo, e do povo de Ibiporã a estes pioneiros.

O Projeto

No total, o Contos e Causos tem oito volumes, com cerca de 160 pioneiros entrevistados, belas imagens e depoimentos que nos transmitem a sabedoria desses arquivos vivos.

É um projeto envolvente “que aguça a emoção não só de quem é entrevistado, mas também de quem escuta os relatos”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra.

“Através dos relatos, contos e causos, trazemos para o presente assuntos que antes faziam parte do repertório de lembranças de um número limitados de pessoas ou até mesmo somente daquela pessoa. É como se fôssemos tecendo uma colcha de retalhos que, ao final, se transforma em algo único e valioso", comenta o secretário.

Os pioneiros que participam neste Volume V são: 

Anita Del Fraro

Antonio Bigatti

Antônio Maggi

Benvindo Pereira da Gama

Carlos Augusto Guimarães

Eliaquim Soares Marins

Equelina Lopez Garcia

Eugênio Fernandes

Ildeman de Figueiredo Alves Pereira

Jacinto Semprebom

João Rodrigues Tavares

Lourdes Semprebom

Maria Braga Godoy

Maria Lúcia Pierro

Marli Matilde Bruschi Lustosa

Mauro José Pierro

Pompílio Luzardo Vieira Lustosa

Rubens Pires Godoy

Sophia Pelisson Botti

Suely Moya Willy

Jaime Kaster/Asimp/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.