Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vivemos uma época bastante confusa no jornalismo. A informação passou a ser de ninguém. Tudo é de todos nas redes sociais, então perdemos direitos autorais da informação e, mais grave, material exclusivo e de qualidade. Daí fazer tanto sentido eu recomendar um livro de reportagens de verdade – “Sem Pauta (Reportagens, Diários e Fotos de um Jornalista pelo Mundo)”, de Luiz Cesar Pimentel (editora Seoman).

O livro tem uns 10 anos e está em seus últimos exemplares à disposição nas livrarias online antes de esgotar a edição. Só que como as reportagens têm fôlego suficiente para serem atemporais, poderia ter 100 ou 200 anos que a qualidade permaneceria.

O autor passou um ano na Ásia (mais para o Sudeste Asiático) como correspondente internacional. No período circulou por uma dezena e meia de países por lá e, nos anos seguintes, por outros fora do roteiro turístico tradicional.

Então traz grandes reportagens de destinos como Vietnã, Camboja, Tibet, Nepal, Índia e Rússia. Além disso, crônicas das viagens e fotos sacadas pelo próprio com adendo de textos-legenda contextualizando-as.

A saga do escritor/jornalista também é interessante, já que ele não fixou residência durante o período asiático e ia pingando de destino em destino sem pauta, como o título entrega, e cavava histórias que rendessem narrativa e que ao mesmo tempo situassem o leitor no país ou cidade onde aconteciam.

O único ponto ruim da leitura é que dá uma vontade danada de viajar a cada capítulo.

Fabiano de Abreu/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.