Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra é uma das narrativas cobradas pelo vestibular da UEL; encontro é gratuito e será veiculado pela internet

O terceiro encontro do projeto Literatura na Biblioteca será realizado na próxima segunda-feira (31), às 18h30, com o debate do livro Casa de pensão, de Aluísio Azevedo. A iniciativa está sendo desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia viral, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza no Youtube. A ação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição prévia para participar.

O livro Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, é um clássico brasileiro símbolo do Naturalismo. A narrativa, composta por 22 capítulos, se baseia nas escolhas de um jovem rico do interior, chamado Amâncio, que possui uma vida de vícios na capital. O jovem, moldado pelas influências da sociedade ao seu redor, encontra um trágico fim para sua jornada.

O objetivo do Literatura na Biblioteca é debater e discutir as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura. “Também possibilita que a biblioteca pública exerça seu papel educativo, cultural e social na cidade de Londrina”, destacou a diretora de Bibliotecas, Leda Maria Araújo.

O projeto Literatura na Biblioteca é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por mestrandos e doutorandos do programa de Estudos Literários da universidade.

Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro. Confira a programação:

28/06 – “A palavra algo”, de Luci Collin

19/07 – “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar

17/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios