Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra é uma das narrativas cobradas pelo vestibular da UEL; encontro é gratuito e será veiculado pela internet

O terceiro encontro do projeto Literatura na Biblioteca será realizado na próxima segunda-feira (31), às 18h30, com o debate do livro Casa de pensão, de Aluísio Azevedo. A iniciativa está sendo desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia viral, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza no Youtube. A ação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição prévia para participar.

O livro Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, é um clássico brasileiro símbolo do Naturalismo. A narrativa, composta por 22 capítulos, se baseia nas escolhas de um jovem rico do interior, chamado Amâncio, que possui uma vida de vícios na capital. O jovem, moldado pelas influências da sociedade ao seu redor, encontra um trágico fim para sua jornada.

O objetivo do Literatura na Biblioteca é debater e discutir as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura. “Também possibilita que a biblioteca pública exerça seu papel educativo, cultural e social na cidade de Londrina”, destacou a diretora de Bibliotecas, Leda Maria Araújo.

O projeto Literatura na Biblioteca é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por mestrandos e doutorandos do programa de Estudos Literários da universidade.

Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro. Confira a programação:

28/06 – “A palavra algo”, de Luci Collin

19/07 – “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar

17/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.