Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Na vida de um escritor, a ideia para uma história surge das mais diferentes maneiras. Esta, da menina e a planta, brotou inesperadamente, abruptamente, numa conversa com minha filha. E aí o texto foi nascendo.” Assim a paranaense Marcia Paganini, autora de “A menina e a planta”, lançamento infantojuvenil da editora Madrepérola, explica o  processo de criação da obra.

O livro conta a história de Mari, que, como toda menina de sua idade, está crescendo e passando por processos de transformação. Certo dia, percebe que uma planta está nascendo nela. No começo, não dá importância para esse evento, mas aos pouco, a planta começa a lhe causar desânimo e tristeza. Mari prefere não contar para a mãe sobre isso, mas descobre que precisa de ajuda para lidar com aquela situação.

A metáfora da planta que nasce e cresce na menina pode representar, para o leitor, diferentes ideias. Conforme teorizou o estudioso alemão Wolfgang Iser, o texto literário possui o pólo artístico, que consiste no texto do autor, e o estético, que se dá na realização feita pelo leitor. Uma obra, portanto, não se limita nem à ao texto em si nem ao leitor, mas se concretiza no encontro de ambos. Diante do texto, o leitor colocará em jogo suas experiências anteriores, seus pontos de vista, sua visão de mundo e, a partir daí, construirá um significado, que será único.

O livro conta com belas ilustrações feitas pela artista gráfica paulistana Andréia Vieira. Ela optou por uma paleta de cores reduzida, o que corrobora com o tom sóbrio do texto de Marcia Paganini. O jogo de claro-escuro vai construindo a ideia de oscilação dos sentimentos da personagem. No clímax da narrativa, o escuro, a falta de luz predominam. À medida que a personagem passa a entender o que fazer com sua planta, começa a “abrir” a luz nas páginas do livro, até uma total luminosidade no final.

No decorrer da obra, há alguns símbolos que ajudam a (re)construir os sentidos do texto, como a libélula que, conforme explica Andréia Vieira, simboliza a transformação e o equilíbrio e representa na obra a busca pela leveza da alma de Mari.

A menina e planta é um desses livros que não se limita a uma faixa de idade Pode ser lido por crianças, por jovens e por todo leitor que queira penetrar nos sentimentos de uma personagem através de uma narrativa que alia o verbal e o visual de maneira indissociável e única.

O livro é lançado hoje, dia 22 (terça-feira) na programação da Semana do Livro e da Biblioteca promovido pelo Sesc Londrina. 

Rafael Silvaro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.