Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra foi escrita pelo cineasta com 8 anos de idade; lançamento conta com bate-papo com o diretor de fotografia Carlos Ebert na próxima terça-feira

Aos oito anos de idade, Rogério Sganzerla foi sozinho a uma tipografia de sua cidade natal, em Joaçaba, no interior de Santa Catarina. O motivo: queria imprimir um livro. Ele entregou ao tipógrafo quatro pequenos contos que havia escrito escondido de seus pais, e saiu de lá com sua primeira obra publicada, em 1954. A essa publicação precoce ele deu o título de Novos Contos.

Quatorze anos depois, com apenas 22 anos de idade, Sganzerla seria aclamado como um dos cineastas mais inventivos e radicais do cinema brasileiro ao estrear com seu longa-metragem O Bandido da Luz Vermelha (1968), um sucesso de crítica e de bilheteria. Nas entrevistas que deu nessa ocasião e em muitas outras até a sua morte, em 2004, Sganzerla fez questão de mencionar o livro Novos Contos. Para ele e para muitos de seus amigos e críticos, esse pequeno livro se tornou um índice de sua inquietude, de sua criatividade anárquica que se expressava desde a infância.

Na próxima terça-feira (24), Novos Contos será relançado em uma edição fac-similar em Londrina. A iniciativa é uma parceria dos londrinenses da Grafatório Edições com a Miríade Edições, de Florianópolis. O lançamento está marcado para as 19h30 na Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575) e contará com um bate-papo especial com Carlos Ebert, amigo pessoal e diretor de fotografia de filmes de Sganzerla, incluindo o clássico do cinema marginal O Bandido da Luz Vermelha e Nem Tudo É Verdade (1984). A conversa com Ebert será entremeada pela exibição de trechos desses dois filmes – sendo que o último é protagonizado pelo também londrinense Arrigo Barnabé.

A edição fac-similar de Novos Contos foi impressa em tipografia, como na original, e todos os seus acabamentos foram feitos artesanalmente, o que é uma marca da Grafatório Edições. São quatro pequenos contos, quase fábulas, que revelam parte do imaginário infantil de Sganzerla – incluindo referências à cultura pop dos anos 1950 e a seu gosto pessoal pela mágica, pela ilusão. Os textos podem agradar tanto aos adultos, que interpretam a obra como uma espécie de episódio biográfico de Sganzerla, quanto ao público infantil, já que se tratam de textos escritos por uma criança e repleto de imaginação lúdica.

Nessa nova edição, o pequeno livro vem recontextualizado gráfica e editorialmente, incluindo um texto-depoimento da mãe de Rogério, Zenaide Sganzerla, que hoje está com 99 anos de idade.

A entrada para o evento de lançamento de Novos Contos é gratuita, e na ocasião livro estará à venda a R$30,00 (em dinheiro ou cartão). Novos Contos também poderá ser adquirido pelo site www.grafatorio.com.

Durante o lançamento, o Bar About está aberto servindo comes e bebes.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.