Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A tradicional universidade européia, fundada em 1290, inclui no seu catálogo de livros de filosofia a obra “Viver pode não ser tão ruim”, do filósofo luso-brasileiro Fabiano de Abreu.

A filosofia é uma ciência humana muito antiga, mas sempre presente no contexto das nossas sociedades, em todas as épocas. Nem só de nomes de pensadores gregos da antiguidade clássica como Platão e Aristóteles ou, já na era moderna, Nietzche e Foucault, vive a filosofia. Há mais. Novos nomes, como Leandro Karnal, Luis Pondé e Fabiano de Abreu estão despontando mundo afora, em bom português, e mostrando que a filosofia não morreu, e que a necessidade do seu estudo está bem acima do preconceito de alguns que acreditam que estudar filosofia é inútil em nossos dias.

Fabiano tem todos os motivos para estar feliz. Uma das mais tradicionais universidades do mundo, a Universidade de Coimbra, fundada em 1290, acaba de incluir na bibliografia do seu renomado curso de filosofia o livro “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, do escritor luso-brasileiro. O livro está disponível na BGUC (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), para todos os alunos: ”O que eu poderia dizer sobre isso? Não precisava de mais nada em minha vida. Conheço a história desta universidade e conheci ao longo da vida muitos brasileiros que dedicaram parte de suas vidas para conseguir serem aprovados nesta universidade. Aqui encontram-se grandes intelectuais de todo mundo. Nas ruelas à caminhar, até a zona da biblioteca, deparei-me com pessoas de todas as nacionalidades. Aqui é o berço da cultura universitária, o recanto dos intelectuais, e dos estudantes dedicados. O que mais eu poderia ter, do que saber que algumas dessas pessoas estarão a ler meu livro.”

De acordo com o diretor adjunto da Biblioteca de Coimbra, Maia do Amaral, todos os cursos até 1794 tinham em sua grade como obrigatórios o curso de filosofia. Todas as demais ciências tomavam como ponto de partida a filosofia em seus estudos, sendo esta considerada assim a mãe de todas as outras. Fabiano defende a tese para o Brasil de tornar parte da grade curricular escolar a filosofia, e baseia-se na experiência européia: "Quando o senhor Maia do Amaral confirmou-me que todos os alunos tinham que estudar filosofia como base para seus demais estudos, senti-me feliz em perceber que a tese que defendo, de que todos deveriam ter filosofia nas escolas, é uma realidade que já acontecia na Europa desde a época medieval. A filosofia é a busca da razão, é a busca do sentido da vida, e isso implica caráter, comportamento e em muitas outras qualidades que desenvolvem o ser-humano. As crianças e jovens do Brasil precisam de mais filosofia em suas vidas.”

Fabiano mudou-se em definitivo para o Velho Continente há pouco. Levou para lá, como fruto de suas observações da vida no Brasil, lições e posicionamentos relevantes que estão sendo valorados e reconhecidos em Portugal como de utilidade pública. Assim, Fabiano desponta como um dos novos nomes da filosofia contemporânea, com uma retórica que mistura a cultura brasileira e a européia, em uma busca comum a ambos: procurar entender as coisas da vida.

Biografia 

Fabiano de Abreu - Jornalista, assessor de imprensa, gestor de carreiras, artista, escritor, poeta e filósofo.

Apaixonado por filosofia e pela vida, Fabiano de Abreu é luso-brasileiro filho de madeirenses que migraram para o Brasil e lá fizeram as suas vidas e deram a melhor educação a um rapaz que, mesmo sem gostar de estudar, era um aluno exemplar, observador e cheio de perguntas sobre 'o porquê que aqui estamos'.

O seu currículo conta já com 5 prémios, entre eles os que destacam a sua atividade intrínseca à vida de jornalista, sendo descrito como jornalista revelação, bem como o assessor que mais criou personagens na história da imprensa brasileira.

Com mais de 60 clientes, dirige a empresa MF Press Global, empresa de comunicação e media social. Possui mais de 15 colunas assinadas por si, de entre as quais jornais impressos, revistas e sites de notícias no Brasil e Portugal. A empresa atua como correspondente para jornais no Chile, Estados Unidos, Angola e Portugal.

São vários os seus clientes que somam mais de 50 milhões de seguidores e atuam em áreas profissionais como atores, cantores, atletas, jogadores de futebol, políticos, médicos, agricultura, advogados e empresas de diversos segmentos. Fabiano de Abreu costuma dizer que a "diversidade de clientes só é possível trabalhar devido ao conhecimento de filosofia e a setorização da sua empresa, que conta com diversos jornalistas".

"Não existe sucesso, existe trabalho, dedicação, criatividade, respeito e tratamento. O difícil não é aprovar uma matéria, o difícil e fazer com que o release seja atrativo e o tema interessante".

Fabiano de Abreu é também autor do livro 'Viver Pode Não Ser Tão Ruim', lançado em Portugal, Brasil, Angola e em plataforma digital em espanhol. Tornou-se referência em assuntos sobre depressão, bullying e é defensor da filosofia como curso obrigatório nas escolas primárias e secundárias. Os seus poemas filosóficos, onde o eu poético filosofa sobre assuntos do quotidiano, agradaram algumas  escolas públicas do Brasil, como é o caso de Minas Gerais, ao ponto de adotarem estes poemas como métodos de estudo.

Venda do livro: https://www.saraiva.com.br/viver-pode-nao-ser-tao-ruim-9413996.html

https://play.google.com/store/books/details/Abreu_Rodrigues_Fabiano_de_Viver_pode_n%C3%A3o_ser_t%C3%A3o?id=PCTVDQAAQBAJ

MF Press Global

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Jennifer Silva / MF Press Global
Foto: Jennifer Silva / MF Press Global
Foto: Jennifer Silva / MF Press Global

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.