Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Foi aberta, oficialmente, nesta segunda-feira (21) no saguão da Prefeitura de Londrina a 15ª Semana Municipal da Paz, organizada pelo Conselho Municipal da Paz (Compaz) e pela organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando. Na ocasião foi lançado o livro Londrina Pazeando 2015, que é uma coletânea de textos, desenhos e relatos produzidos por alunos, pais e professores. O tema das produções é “A importância do diálogo na construção da Paz”, e no lançamento foi entregue um exemplar a cada autor presente.

Esta é a 13ª edição da coletânea, que também pode ser conferida em formato PDF no site www.londrinapazeando.org.br, no link “Publicações”. O material que compõe o livro também está em exposição até o dia 30 na Mostra Compaz do Movimento Pela Paz e Não-Violência, na Biblioteca Infantil, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413. Participaram do projeto 54 escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, e foram selecionados para a publicação 81 trabalhos.

Entre os presentes, estava a secretária municipal de Educação, Janet Elizabeth Thomas, representando o prefeito Alexandre Kireeff; o presidente do Compaz, Charleston Luiz da Silva; o coordenador da ONG Londrina Pazeando e diretor do Compaz, Luis Claudio Galhardi; a representante do Núcleo Regional de Educação, Maria Elena Melchiades; o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina, major José Luiz de Oliveira e representantes de organizações da sociedade civil.

Para a secretária de Educação, o trabalho desenvolvido junto às escolas pelo Compaz e pela ONG é cada vez mais relevante. Sobre o envolvimentos dos pais, responsáveis e professores no desenvolvimento dos trabalhos, ela explicou que essa é a meta do movimento, permear a Cultura da Paz em toda sociedade. “Atualmente, vivemos em um mundo onde as pessoas agem de maneira violenta buscando ter coisas. Essa atitude de ensinar desde cedo as crianças a valorizar o ser traz esperança de uma vida melhor”, afirmou.

Segundo o presidente do Compaz, Charleston Luiz da Silva, as atividades realizadas com as escolas de Londrina buscam envolver as crianças na Cultura da Paz, para que elas tenham uma vida de tranquilidade. “Nossos parceiros são essenciais, e todas as intituições envolvidas na realização da Semana da Paz fazem o evento acontecer. E assim como um evento desse porte, a paz também não se faz sozinha: é preciso ação e participação de todos”, disse.

Durante a cerimônia, foi realizada uma apresentação cultural com crianças e adolescentes do Instituto União Para a Vitória. Os alunos fizeram uma perfomance de Taikô, arte milenar japonesa que utiliza instrumentos de percussão, e impressionaram os presentes com o ritmo dos tambores.

Semana Municipal da Paz – Até o 18 e 25, ocorre o 8º Fórum Estadual de Educação para Paz. A cada edição, o fórum tem formatos diferentes. Neste ano, será por meio de entrevistas na Rádio Universidade FM 107,9 Mhz, com o programa “Mídia e Paz”, diariamente às 10 horas. O tema desta terça-feira(22) é O Jornalismo e a Cultura da Paz – mídia de paz: dificuldades, desafios e enfrentamentos.

Ainda nesta terça-feira (22), nos arredores da Catedral Metropolitana de Londrina, haverá ocupação das ruas e bloqueio do trânsito de veículos para promover o “Dia Mundial Sem Carro”. O Compaz estará presente com faixas e bandeiras, entre 10 e 12 horas, junto com outras entidades e organizações.

A programação completa da Semana Municipal da Paz pode ser vista no site http://www.londrinapazeando.org.br.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.