Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Sempre em construção: O empreendedorismo de Manoel Luiz Alves Nunes e os 25 anos da Vectra”, de Wilhan Santin, é lançado com festa em Londrina

Um livro de memórias, que conta, com riqueza de detalhes e personagens, a história de vida do engenheiro civil e empreendedor, Manoel Luiz Alves Nunes, e da empresa que fundou, há 25 anos, em Londrina: a Vectra. Escrito pelo jornalista Wilhan Santin, com prefácio de Domingos Pellegrini, “Sempre em construção: O empreendedorismo de Manoel Luiz Alves Nunes e os 25 anos da Vectra”, será lançado na próxima terça-feira (7).

Nas cerca de 400 páginas de texto e imagens, Wilhan Santin reuniu as histórias contadas por mais de 30 entrevistados – o próprio biografado, pessoas da família, colaboradores e amigos -, além de informações coletadas em livros, revistas, jornais e outras fontes. “Uma coisa legal é que o livro não fala apenas sobre a história do Manoel e da Vectra, traz a contextualização com a história de Londrina, por isso, é fonte de pesquisa interessante para quem quer estudar a cidade”, afirma o autor.

A família Alves Nunes chegou a Londrina na década de 1930, quando adquiriu lotes da Companhia de Terras Norte do Paraná, na região do distrito da Warta. Santin lembra que Manoel começou a trabalhar com Engenharia Civil em 1975, antes da geada negra. Do alto dos prédios em construção, viu a cidade em transformação, tornando-se cada vez mais verticalizada. E com os pés no chão, participou de obras marcantes, como a construção da Avenida Dez de Dezembro e Câmara de Vereadores.

 “A história da família Alves Nunes está intimamente ligada com Londrina, isso explica a razão de a Vectra, aos 25 anos, ter uma história de sucesso. Pela solidez, até parece uma empresa com mais tempo no mercado”, afirma Santin. Ao longo desses anos, já são 57 empreendimentos entregues, entre condomínios verticais e horizontais, loteamentos e bairros planejados. A empresa, que nasceu pequena, hoje emprega um time de 150 profissionais diretos e cerca de 500 terceirizados.

O escritor adianta que quem ler o livro vai entender por que Londrina cresceu tão rapidamente e se tornou uma das cidades mais verticalizadas do mundo; vai descobrir o motivo de a Gleba Palhano ter se tornado um case de sucesso no cenário nacional e terá a oportunidade de aprender com lições de pioneiros e empreendedores, como Mabio Gonçalves Palhano, Jorge Badin, Délcio Cruciol e Wilson Moreira. Mas, a biografia da empresa familiar, caracterizada pela governança sólida, inovadora e moderna, e do seu fundador, vai além de Londrina e traz, também, as histórias de outras cidades do Mato Grosso do Sul e do Paraná onde a Vectra atua.

Para o biografado, o projeto do livro significa a reprodução de uma foto do passado. “Esse livro é a minha memória que eu tinha perdido”, afirma Manoel Luiz Alves Nunes. Ele conta que ficou entusiasmado ao ler os depoimentos dos colegas e parceiros e elogiou a iniciativa do autor de fazer a contemporização e buscar várias referências sobre os acontecimentos de Londrina. “Não tem homenagem maior do que ver as pessoas dedicarem tempo para a gente, isso me sensibilizou muito”, descreve.

A diretora-executiva da Vectra e filha de Manoel, Roberta Alves Nunes Mansano, lembra que 25 anos são um marco importante, por isso a ideia do livro, de deixar um legado para as novas gerações e as pessoas que trabalham na empresa. “O livro conta a história de um sonho que virou realidade em forma de empresa e que é reflexo da história da cidade de Londrina, que tem sua força nos seus moradores, imigrantes e personagens”, conta.

Para Roberta, a Vectra reflete os valores dos londrinenses, como inovação, resiliência, resistência, família. “Como é uma empresa que começa no centro de uma família, acreditamos que haverá uma identificação muito grande das pessoas com a nossa história.”

O livro “Sempre em construção: O empreendedorismo de Manoel Luiz Alves Nunes e os 25 anos da Vectra”, que tem a coordenação de Fábio Mansano e projeto gráfico e diagramação da Visualitá Casa de Design, será lançado na próxima terça-feira (7), durante uma festa para convidados na Vectra Store, em Londrina.

Amanda de Santa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.