Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será lançado neste domingo (26/03) o livro Dona Izolina e a Venda dos Pretos: solidariedade e resistência, produzido e editado por integrantes do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO) da UEL. A publicação conta a trajetória de Izolina Maria de Jesus Francisco, migrante negra baiana que chegou em Londrina na década de 1950 e faleceu em 2015, aos 75 anos. O lançamento do livro será na própria Venda dos Pretos, a partir das 14h30.

Junto com a família, Dona Izolina administrou a Venda dos Pretos, estabelecimento que comercializa bebidas, doces, enlatados, representando uma alternativa de abastecimento para os moradores do distrito do Espírito Santo. Com o passar do tempo, o local se tornou referência na região e, em 2012, recebeu da Câmara de Vereadores Londrina o Diploma de Reconhecimento Público pelos serviços prestados à comunidade. O livro é de autoria de Maria Nilza da Silva, Mariana Panta, Nikolas Pallisser Silva e Margarida Cássia Campos.

Segundo a coordenadora do LEAFRO e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da UEL, Maria Nilza da Silva, a obra faz parte do projeto Presença Negra em Londrina, que tem o objetivo de dar visibilidade à contribuição da comunidade afrodescendente na formação histórica de Londrina. "Recuperar histórias como a de Dona Izolina é importante para melhorar a auto-estima da comunidade negra. A Venda dos Pretos é um lugar muito querido para as pessoas de Londrina e faltava um registro sobre ela". Ainda de acordo com Maria Nilza, o livro traz entrevistas com Dona Izolina e sua família. "Inicialmente, a intenção era fazer uma obra sobre a história do estabelecimento, mas, conforme fomos fazendo as entrevistas, descobrimos que a guardiã do local era a Dona Izolina. Por isso, decidimos dar um foco maior à sua trajetória".

Dona Izolina e a Venda dos Pretos é uma publicação feita em parceria com o Programa de Apoio à Permanência (PROPE) da UEL. A tiragem de 500 exemplares foi bancada com recursos do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior (Uniafro), do Ministério da Educação (MEC). Os livros serão distribuídos em escolas e colégios da rede pública. Também é possível fazer o download gratuito em www.uel.br/neab/

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.