Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Professor aposentado da UEL,  lança o livro “Pedras, paus &pétalas” neste sábado, 17 horas, no Londrix

O livro “Pedras, paus & pétalas”, de 760 páginas, de autoria do professor aposentado Moacyr Eurípedes Medri, retrata a questão do racismo. A publicação aborda a questão da discriminação racial, tanto de professoras afrodescendentes, quanto dos demais imigrantes que construíram a região Norte do Paraná.

O lançamento será neste sábado, às 19 horas, durante o Londrix, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant 900). Medri é PhD em Botânica, tendo trabalhado por 45 anos como professor, sendo 35 anos na Universidade Estadual de Londrina e o restante na  Federal do Amazonas.

Entre suas obras, ele escreveu  “Da cor da terra, “Cheiro de chuva”, “Travessia: a felicidade não mora ao lado” e agora Pedras, paus & pétalas”.

A obra abrange a questão racial, com foco principal na discriminação sofrida por duas professoras afrodescendentes no Norte do Paraná nos anos 40 e também no racismo aos imigrantes que ajudaram a construir a região em um contexto geral. O livro é inspirado em lembranças que o autor tem das professoras Clementina e Catarina.

A chegada das irmãs professoras, retintas afro-brasileiras, à nascente Boa Fé, cidade imaginada pelo menino, provocou burburinhos. Cochichos. Como assim, duas negras professoras?. Em pouco tempo, elas foram aceitas pela competência e paixão com que exerciam o magistério.

“Considero um romance histórico, uma autoficção, onde parte da história oficial está contada paralela à história  não contata oficialmente. Os fatos são reais e burilando isso tudo, saíram 760 páginas”, conta Medri.

O professor morou na Zona Rural até os 25 anos e veio pra cidade cursar Biologia, porque era um curso recém criado na UEL. Formado, teria emprego certo como professor. Graduado, foi fazer mestrado e doutorado em Manaus, dedicando décadas  ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Vera Barão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.