Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será lançado no próximo dia 10, às 17h, no Museu Histórico de Londrina, o livro Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos, segundo volume da coleção “Paisagens Culturais Brasileiras”. Organizada pelo Instituto Triunfo e realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, a publicação é histórica, já que revela aspectos da cultura local – costumes, linguagem peculiar, patrimônio e natureza, entre outros. O lançamento integra a programação dos 80 anos de Londrina.

Rumo ao Norte do Paraná reúne ensaios do arquiteto e urbanista Alessandro Filla Rosaneli, da historiadora da arte Maria Izabel Branco Ribeiro, dos professores Paulo César Boni, Vanda Moraes e Regina Alegro e da arquiteta e historiadora Juliana Harumi Suzuki.

De acordo com a coordenadora editorial do livro, a arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, a proposta dos autores é mostrar os processos sociais e espaciais pelos quais essas terras ao sul do rio Paranapanema se tornaram um dos polos econômicos de seu estado e do próprio país.

A publicação, diz ela, tem em vista apresentar a um público amplo e diversificado o território multifacetado de 15 municípios paranaenses, num total de 341 quilômetros.

“Nossa proposta é compreender paisagens em transformação constante, moldadas por diversos grupos sociais, como índios, portugueses colonizadores, bandeirantes, paulistas e imigrantes europeus e asiáticos”, conta Maria Cristina.

As marcas dessa reunião de povos, acrescenta a coordenadora, compõem uma paisagem cultural múltipla, constituída por fronteiras móveis, atravessada por caminhos, estradas de ferro e rodovias que a conectaram com o restante do país e com os vizinhos da América do Sul”.

Nas imagens do livro, entre as curiosidades estão 39 aquarelas atribuídas ao pintor setecentista português Joaquim José de Miranda, um conjunto sem paralelo na iconografia colonial, que narra episódios no qual a Coroa portuguesa envia expedições aos então chamados Campos de Guarapuava.

Maria Cristina acredita que Rumo ao Norte do Paraná deverá transitar com desenvoltura entre diversos públicos, como o acadêmico, institucional, estudantil ou aquele com alguma ligação afetiva com as cidades da região. Mas poderá atrair também um público que busca melhor conhecer o Brasil e sua história.

O lançamento prevê a doação de uma cota para instituições de ensino público e bibliotecas, entre outras, e estará à venda no dia do lançamento, assinado pelos autores. Preço: R$ 30,00 – a renda arrecada por ocasião do lançamento será revertida ao Museu Histórico de Londrina. Em breve, deverá chegar também às livrarias do Paraná e demais livrarias brasileiras. A coleção poderá ter, ainda, uma versão digital.

O livro, bilíngue (português e inglês), foi idealizado pelo Instituto Triunfo, da Triunfo Participações e Investimentos, com edição da Marcos Carrilho Arquitetos. É patrocinado pelas empresas Portonave, Triunfo Rio Verde e pelas concessionárias de rodovias Triunfo Econorte, Concer e Triunfo Concepa e realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Núcleo de Comunicação/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios