Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hoje (17), às 18 horas, os interessados nos trabalhos de João Batista Vilanova Artigas poderão conferir de perto um pouco mais sobre a vida deste, que é considerado um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Isto porque, serão lançados os livros “Vilanova Artigas”, de Rosa Artigas e Marco Artigas e “A mão livre do vovô”, de Michel Gorski e Sílvia Zatz, na sede do Museu de Arte de Londrina, que fica na Rua Sergipe, 640.

O lançamento das obras literárias faz parte da 17ª edição do Festival Kinoarte de Cinema, que acontece em Londrina a partir do dia 17 de setembro e segue até 27 deste mês. O livro de Rosa Artigas têm 271 páginas e aborda a trajetória do arquiteto através da publicação de 43 projetos, realizados por ele, incluindo os não executados feitos para o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú. A partir de fotografias -atuais e antigas- e desenhos originais feitos à mão por Artigas, o leitor poderá adentrar na trajetória profissional do arquiteto.

Já a obra “A mão livre do vovô” traz páginas soltas com os desenhos feitos por Artigas, em papéis simples usando lápis de cor e canetas. Estes “rascunhos” foram feitos para os netos do artista e, por isso,  muitos têm intervenções das crianças. Por serem soltos, eles permitem ao leitor criar uma interação lúdica, em que é possível elaborar sua própria história.

Sobre Artigas - O arquiteto nasceu em Curitiba, deixou cerca de 700 projetos e obras espalhadas por São Paulo e outras cidades. Em Londrina, foi responsável pelo prédio da Casa da Criança, do Teatro Ouro Verde e da Antiga Estação Rodoviária, que hoje recebe o Museu de Arte da cidade. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, onde liderou, em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil. Recebeu dois prêmios internacionais que são o Prêmio Jean Tschumi (1972) e o Prêmio Auguste Perret (1985), este póstumo.

Kinoarte - Após o lançamento dos livros, o Festival Kinoarte de Cinema fará sua sessão de abertura oficial com a apresentação do filme “Villanova Artigas: o arquiteto e a luz”, de Laura Artigas e Pedro Gorski, às 20 horas, no Cinemark Boulevard Londrina Shopping, sala 1.

O festival, que tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), conta neste ano com diversas atrações entre apresentações de sessões competitivas Ibero-Americana, Nacional, Paranaense e Londrinense de curtas-metragens; exibição de longas metragens contemporâneos e clássicos (com ênfase no cinema nacional) e a realização de oficinas, debates e sessões especiais para crianças.

São apoiadores da iniciativa, a Kalfer Construtora, Grande Londrina, Hachimitsu, Sandreschi Advogados, Midiograf, RPC e Projetos Momentos com a artista plástica Patricia Lopes.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.