Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão realizados três módulos, com aulas virtuais e encontros presenciais, de abril até dezembro; iniciativa conta com apoio do PROMIC

O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) está com inscrições abertas para o Curso Livre de Teatro de Rua, que terá seu primeiro módulo realizado de 21 de abril até 28 de maio de 2020, por meio da plataforma virtual Moodle. As inscrições são gratuitas, para qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos, e podem ser efetuadas pelo link https://bit.ly/3bPaWJZ . No site, os interessados em participar devem preencher e enviar um formulário com dados pessoais, além de responder algumas perguntas. Já no endereço https://movimentodosartistasderuadelondrina.blogspot.com/ estão reunidas todas as informações e detalhes sobre os conteúdos e a programação do curso.

Este curso é uma atividade de contrapartida promovida por meio da Vila Cultural Canto do MARL. Haverá aulas pela internet e também encontros presenciais. O conteúdo pedagógico será trabalhado em três módulos, com duração de abril até dezembro deste ano. Além de ser sede do Movimento, a vila cultural é um dos projetos contemplados pela Secretaria Municipal de Cultura, que, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), apoia o desenvolvimento de oficinas, apresentações, entre outras ações até o final de 2021.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o módulo inicial será totalmente feito com encontros virtuais, abrangendo toda a base introdutória teórica, incluindo conteúdos e ciclos de apresentações. O objetivo é estimular e criar debates a respeito do material abordado. A etapa 1 norteará o trabalho que será realizado nos módulos seguintes, 2 e 3, quando irão ocorrer os encontros presenciais reunindo os alunos inscritos, em ações de iniciação prática e imersão, respectivamente.

O primeiro módulo terá diferentes ciclos com quatro encontros virtuais cada, sendo que estes serão concluídos em duas semanas. As aulas serão às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30.

O professor Rogério Francisco Costa, ator e equilibrista do Núcleo Ás de Paus, além de pesquisador em teatro de rua, será o responsável pelo primeiro ciclo de aulas na etapa virtual do curso. Ele fará um panorama sobre o teatro de rua brasileiro das últimas décadas, inserindo Londrina neste contexto. A partir disso, a intenção é promover debates em cima de elementos que envolvem este segmento artístico.

No segundo ciclo deste módulo, a atriz e performer Natalia Viveiros irá tratar sobre as poéticas do corpo e do espaço. E a atriz e cantora Edna Aguiar finaliza a parte inicial do curso com o terceiro ciclo, apresentando elementos de sua pesquisa pessoal, mostrando possibilidades do teatro de rua e formas de articulação.

Sequência

Módulo 2

Serão realizados encontros presenciais, nos quais serão aplicados jogos e dinâmicas que estabeleçam um pacto de trabalho que fortaleça o grupo. Ao mesmo tempo, promover espaços de relação que desencadeiem processos individuais de autoconsciência em níveis de escuta, apuramento das percepções e afloramento da sensibilidade e da criatividade, ampliando o senso crítico e de empatia.

Módulo 3

Também presencial, contará com momentos de aprofundamento de conteúdos teóricos e práticos, estabelecendo ambientes de criação, produção e compartilhamento de resultados dos estudos individuais e coletivos. Neste módulo serão intensificadas as experimentações ao ar livre a fim de compreender como a poética da rua pode interferir no processo teatral e vice-versa. O material colhido neste estudo será compartilhado em formato de aula aberta, como conclusão do curso.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.