Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação inclui divulgação de livros clássicos em forma digital, palestras, relatos de profissionais, cursos e lançamento de política municipal para a área

Até sexta-feira (30), Londrina celebra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Nesta edição do evento, a população poderá aproveitar uma série de atividades sem sair de casa. Isso porque, diferentemente de outros anos, a programação de 2020 será inteiramente desenvolvida em ambiente virtual e terá o tema “Desafios e Possibilidades em Tempos de Pandemia”.

Os interessados podem conferir a programação no Catálogo On-line do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, disponível no endereço eletrônico http://bibliotecas.londrina.pr.gov.br/. Todos os detalhes e as atividades estão na aba intitulada “Semana do Livro e Biblioteca”. O objetivo das comemorações é aproximar o público dos conteúdos disponíveis nas bibliotecas, assim como reforçar os laços entre as bibliotecas municipais de Londrina, a comunidade e instituições parceiras.

A semana inclui diversas atividades como a disponibilização, em formato digital, de obras clássicas da literatura adulta e infantil brasileira e internacional; passeios virtuais pela Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza; e diversos cursos, oficinas, palestras, relatos de profissionais e ciclos de entrevistas promovidos online. A programação é inteiramente gratuita e aberta aos interessados e amantes da leitura e do conhecimento.

Uma novidade importante dessa edição é o Lançamento da Política de Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. Ela estabelece as diretrizes que norteiam a elaboração e organização das coleções componentes dos acervos das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas do Município de Londrina (SBPML).

Desta maneira, as sete sedes que compõem a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina deverão seguir um planejamento adequado à metodologia específica para a seleção, avaliação, aquisição e organização de materiais para formação das coleções disponibilizadas à sociedade.

Hoje (27), dois novos serviços serão lançados pela Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza para melhor atender o público durante a pandemia gerada pelo novo Coronavírus. A unidade passará a oferecer o empréstimo de livros de seu acervo via agendamento, para promover a segurança de seus usuários, assim como um passeio virtual em 360° por suas instalações. Já na quarta-feira (28), o público poderá ter acesso a entrevistas realizadas com profissionais da área de bibliotecas que serão disponibilizadas online. Quatro eventos – duas oficinas virtuais e duas palestras – acontecem na quinta-feira (29), encerrando a programação.

As celebrações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca são importantes porque reforçam a ideia de que as bibliotecas são instituições necessárias para a garantia, preservação e disseminação da informação, do conhecimento e da cultura produzidos pela sociedade – seja por meio de livros, revistas, gibis, dicionários, almanaques, atlas ou outros materiais que completam os acervos.

O coordenador de Processamento Técnico e Formação de Acervo e bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, Marcos Moraes, explicou que, todos os anos, as bibliotecas dedicam esse período a receber a comunidade e têm a oportunidade de ofertar várias atividades e serviços, além dos convencionais. “No ano de 2020, por conta da pandemia pela qual passamos, não será possível receber nosso público nas bibliotecas. Entretanto, o isolamento social, mesmo impondo restrições, não impede que elas continuem desempenhando um importante papel cultural, social e educativo. Os desafios transformam-se em possibilidades, que resultam em novas formas de interação das bibliotecas com o público”, explicou.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2020 é uma realização do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais e da Diretoria de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.