Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão diversas apresentações de companhias do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e Bélgica

O final de semana está repleto de atrações no Filo 2014. Começando neste sábado (30) com “O olhar de Neuza” da Cia Do Abração, de Curitiba. A montagem, que tem inspiração em personagens femininos de Clarice Lispector, narra a história de uma mulher de meia-idade, na tentativa de escapar de seu cotidiano e rever sua vida. Será às 21h, na Usina Cultural, a avenida Duque de Caxias, 4.159. A classificação é de 16 anos.

Ainda no sábado às 19h, tem a estreia de “Fuera!” da Cia Projeto Maria Peligro, uma parceria de Argentina e Bélgica. A personagem Maria Peligro, por conta de não aceitar a morte dos pais, vive uma vida repetitiva e quase neurótica. Porém no seu aniversário, o dia que se anunciava triste e sombrio, no final se transfigurará num alegre delírio, ao mesmo tempo comovente e cômico. Será no Teatro Zaqueu de  Melo, avenida Rio de Janeiro 413, também no domingo.

Às 20h tem a peça “Primeiro Amor” da Cia Teatral Do Movimento, de Ana Kfouri, do Rio de Janeiro. Um homem é expulso de casa após a morte de seu pai, então passa a vagar por cemitérios lendo epitáfios e a esperar a própria morte. Encontra uma prostituta que começa a frequentar o banco da praça onde vive. Será na Divisão de Artes cênicas da Casa de Cultura da Uel, avenida Celso Garcia Cid, 205. Também no domingo no mesmo horário e local, classificação 14 anos.

Estreia no festival, domingo às 21h, a peça “Antes da Chuva” da Cia Cortejo, de Três Rios, Rio de Janeiro. A peça é inspirada na obra de Gabriel Garcia Márquez, e conta o inocente e persistente amor de um rapaz por uma mulher mais velha em meio a um povoado ribeirinho deserto e decadente, onde vivem. Será na Usina Cultural, na avenida Duque de Caxias, 4.159, a classificação é de 14 anos.

Programação diurna

As apresentações do Filo 2014 não param. Durante o dia serão várias peças apresentadas. Sábado (30), às 16h, a peça “Marias da Luz” da Cia As Graças, de São Paulo, será apresentada no Museu Histórico de Londrina, avenida Benjamim Constant, 900. O texto é baseado em depoimentos reais coletados no Parque da Luz em São Paulo, e fala de mulheres tocadas pelo abandono e pela solidão, que buscam novo começo para suas vidas. Classificação 12 anos e a entrada é franca.

Ainda no sábado, às 11h, a peça “Caravana Ecológica” da Escola Municipal de Teatro Revista Carga Pesada de Londrina, será apresentada. Com música, dança e desenhos as personagens Raimundo e Raimundinha usam a linguagem do teatro como mensagem em defesa da vida. Será na Praça Pio XII, praça da Igreja Matriz em Ibiporã. A entrada é gratuita.

No domingo (31) às 16h, será a apresentação de “Sonho de Uma Noite de Verão” da Farsacena Cia Teatral, Rio de Janeiro. A divertida obra de Shakespeare, nesta montagem está adaptada aos dias atuais e para a realidade brasileira. Uma ciranda com atores e público é formada, em uma grande celebração ao tema principal da obra: o amor, independente de raça, credo ou religião. Será no Zerão na rua Júlio Estrela Moreira, no centro. A entrada é gratuita.

Ponto de Encontro no Bar Valentino

A programação do Ponto de Encontro do Filo 2014 tem neste sábado (30) o show da banda B-side. A noite começará às 22h, no Bar Valentino, avenida Faria Lima 486, o couvert é R$15,00.

No domingo (31) haverá apresentação do “Almanaque do Bom Crioulo” da Cia Funcart, também de Londrina. A companhia conta a história do Autor Adolfo Caminha, a classificação é para maiores de 18 anos e o couvert é R$10,00.

O Filo é uma realização da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina. O festival recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, Secretaria Municipal da Cultura, Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios, John Deere, Horizon, Triunfo, Econorte e Unimed Londrina.

NC/PML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.