Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação terá mais de 30 apresentações de bandas locais e de outros estados, além de shows internacionais; evento recebe patrocínio do Promic

O Festival Demo Sul divulgou ontem (16) a lista das primeiras bandas confirmadas para o evento de música independente de Londrina, que este ano será realizado entre os dias 4 e 12 de novembro. Em sua 16ª edição, o festival terá shows de 31 bandas locais e de outras regiões do país, além de atrações internacionais que irão se apresentar em sete palcos de diferentes espaços da cidade.

A programação tem início no dia 4 de novembro com um grande show gratuito na Concha Acústica. Depois, o Demo Sul vai para o Iate Clube, que será o maior palco desta edição. Outros shows ainda serão realizados no Bar Valentino, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, no Centro Cultural Sesi/AML e no Barbearia.

De acordo com o idealizador e organizador do Festival Demo Sul, Marcelo Domingues, o evento atingiu um alto nível de maturidade e, nesta edição, irá carregar as características e a tradição construída ao longo de seus 16 anos. “É um festival importante para a cidade, para a cena independente local e que sempre teve como essência a pluralidade e a valorização dos artistas locais, que formam cerca de metade das atrações deste ano. Como já é tradição, ainda teremos várias bandas de outras regiões e shows internacionais. A novidade desta edição é que 80% da programação, entre shows e eventos formativos, será gratuita para o público”, destacou.

O primeiro nome anunciado entre os principais destaques do Demo Sul 2016 é Di Melo, “O Imorrível”, músico pernambucano que irá se apresentar no dia 5 de novembro, no palco do Iate Clube. Di Melo lançou suas músicas em 1975, pela EMI-Odeon, no disco de estreia que leva seu nome.  O álbum, que conta com a participação de artistas como Hermeto Pascoal e Heraldo do Monte, teve canções de sucesso, como “Kilariô”, “A Vida em Seus Métodos Diz Calma” e “Se o mundo Acabasse em Mel”.

Depois de anos desaparecido do grande público, o artista reaparece na década de 90. As músicas do álbum de 1975 voltam a tocar nas pistas, redescobertas por DJs ingleses, quando a música “A Vida em Seus Métodos Diz Calma” entrou na coletânea "Blue Brazil 2", da BlueNote. O álbum chegou a ser relançado, em CD, em 2002. A reviravolta na carreira tornou Di melo objeto do documentário “Di Melo: O Imorrível”, de Alan Oliveira e Rubens Pássaro, que colocou o músico de volta nas noites brasileiras e, principalmente, no gosto do público jovem.

Bandas confirmadas - Além de Di Melo, outras 30 bandas irão se apresentar na edição de 16 anos do Demo Sul. Os nomes divulgados nesta terça-feira (16) foram selecionados por meio de um edital aberto em junho deste ano, que reuniu mais de 300 candidaturas.

De Londrina, estão confirmadas as bandas Abacate Contemporâneo, The Weird Family, Montauk, Octopus Trio, The GreenGrass Brothers, Etnyah, Mucambo de Bantu, Luke de Held, Imagery, Sarará Criolo, Loladéli, Hellpath e Red Mess. Além delas, também se apresentam De um Filho, De um Cego (Jacarezinho), Andrea Perrone (Porto Alegre), Central Sistema de Som (Curitiba), Perc3ption (São Paulo), Mocho Diablo (São Paulo), A República Imperial (Belém) e Phantom Power (Porto Alegre).

Além da programação musical, o Festival também conta com atividades formativas, que serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro no Simpósio Demo Sul. Os encontros irão reunir agentes culturais, produtores musicais, proprietários de selos, gravadoras e agências de música, além de diretores dos principais festivais independentes do Brasil e coordenadores de redes internacionais de música. A programação será totalmente gratuita.

A organização do Festival vai divulgar, ao longo do mês, as outras atrações da programação. Mais informações e novidades sobre o 16º Festival Demo Sul podem ser conferidas na página https://www.facebook.com/DemoSul/

Prévia

O público londrinense terá a oportunidade de entrar no clima do Festival já neste sábado (20), quando será realizada a primeira “Noite Demo Sul” de 2016. O projeto é uma prévia do evento e este ano vai reunir as bandas Sick Sick Sinners (Curitiba), Maniaticos do Reverb (Londrina) e a banda londrinense Convulsão, que retorna aos palcos depois de 20 anos de hiato.

A noite roqueira acontece na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, na Rua João Pessoa, 103-A. Os ingressos estão à venda no Barbearia (Rua Quintino Bocaiúva, 875).

Realização

O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock e pela Braço Direito Produções. O Festival conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e do Prêmio FUNARTE de Programação Continuada para Música Popular.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.