Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dividido em quatro módulos, curso é gratuito e aborda voz, texto dramatúrgico, expressão corporal, além de elementos do teatro popular

Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Teatro de Rua de Londrina. O curso, que é oferecido pela Vila Cultural Canto do Marl, aconteceu de modo virtual durante toda a pandemia e agora retorna para o seu formato presencial, com encontros às segundas e quartas, às 19h, no Canto do Marl. O curso é gratuito e as inscrições ficam abertas até o dia 2 de abril.

As aulas começam no próximo dia 4 de abril, com duração total de dois anos. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário on-line https://forms.gle/Yk1eDZF6M6PQJkjt6  e anexar uma carta de interesse de até uma página. Os únicos requisitos exigidos são idade acima de 16 anos e ter recebido duas ou três doses da vacina contra Covid-19.

O curso é dividido em 4 módulos semestrais que abordam corpo, voz, texto dramatúrgico e o espaço da rua. De acordo com a atriz e cantora londrinense Edna Aguiar, que é professora do primeiro módulo, o Curso Livre de Teatro de Rua teve início em 2016, antes de o Marl se tornar uma vila cultural.

“O curso está entre as principais ações do Marl; já recebeu mais de 100 alunos e mais de 20 professores de todo o Brasil. O objetivo central é ofertar ao público londrinense um espaço sólido de formação em teatro, um espaço que pensa a força política da arte de rua e que acredita na potência de todos e de todas para a experiência teatral”, comentou Aguiar.

A estrutura de módulos, segundo a professora, é uma opção para quem quer fazer o curso todo, mas também para quem quer estudar um tema específico. “Com isso, os alunos e as alunas do curso podem tanto avançar ponto a ponto, garantir uma formação de dois anos de teatro, bem aprofundada, como também podem escolher temas de interesse, como canto, teatro de Brecht, etc”, explicou.

No primeiro semestre, Edna Aguiar ministra o módulo “A voz como instrumento no teatro”, em que aborda uma prática baseada em canto e contação de histórias. Neste primeiro módulo, o trabalho sobre a voz será relacionado a elementos como a escuta, diálogo, improviso e uso do espaço de trabalho, partindo do rigor da criação teatral em direção à brincadeira. O módulo ainda conta com o professor convidado Guilherme Kirchheim.

Na sequência, a professora Luli Rodrigues conduz o módulo “O texto dramático com base da construção cênica”, em que aborda leitura dramática, adaptação, interpretação e outros elementos de texto de cena. No ano seguinte, em 2023, o professor Paulo Cesar vem acompanhado dos multiplicadores da Fábrica de Teatro do Oprimido (FTO), e ministram juntos o módulo Teatro do Oprimido – De Boal a Brecht, vozes para a transformação social.

E no último semestre, o professor Rogério Francisco Costa traz o módulo “A rua como potência para o teatro”, com abordagens históricas sociais, políticas, filosóficas e poéticas do teatro de rua e com experiências práticas do teatro na rua.

A Vila Cultural Canto do Marl conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.