Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina Matsuri será realizado de 9 a 11 de setembro, no Parque Ney Braga

Um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa do Paraná, o Londrina Matsuri chega à sua 14ª edição com a tradição de cultivar, difundir e integrar a arte e a cultura oriental através da música, dança, trajes típicos, decoração, gastronomia, entre outros aspectos. A festa que também celebra a chegada da Primavera, será realizada de 9 a 11 de setembro, no Parque Governador Ney Braga de Londrina, sempre das 10h às 23h.

O lançamento oficial do evento foi realizado ontem (30) no Hachimitsu, confeitaria londrinense localizada na região sul, com a presença de autoridades, parceiros e convidados.

A promoção é do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, com sede em Londrina. “O Londrina Matsuri é um festival anual, acessível a todo o público e atrai a cada edição, um público proveniente de diferentes procedências: turistas, grupos de amigos de cidades vizinhas, curiosos em geral, além do público cativo que vem conferir os shows artísticos, as danças típicas, e provar os diversos pratos da culinária oriental”, conta Juliana Nakahara, da comissão organizadora.

O primeiro Londrina Matsuri foi realizado em 2003, na Praça Nishinomiya, e atraiu 70 mil pessoas. “O festival exalta o melhor da integração da cultura tradicional e contemporânea do Japão, valorizando grupos locais e trazendo convidados de renome nacional. Todos os dias os grupos fazem apresentações de dança, canto, artes marciais e instrumentos musicais”, revela Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey.

A comunidade japonesa de Londrina soma cerca de 30 mil pessoas, é a segunda maior do Paraná e uma das maiores do mundo fora do Japão. A organização do evento conta com a preciosa ajuda de voluntários, na maioria, formada por integrantes e familiares do Grupo Sansey, que dedicam horas de trabalho em prol da cultura japonesa. Além disso, a festa conta com a participação de inúmeros grupos artísticos e culturais de Londrina e região.

Praça de Alimentação

Dentre as novidades para esta edição, a área de gastronômica recebeu a inclusão de três novos estabelecimentos, totalizando doze restaurantes e espaços de culinária oriental, além de lanches rápidos como pastéis, crepes, sanduíches, docerias, e outras atrações. “Acabamos de receber o prêmio como o Festival Gastronômico mais lembrado pela comunidade japonesa pela terceira vez consecutiva pelo Top Nikkey, algo que nos deixa muito orgulhosos. Acreditamos que esta premiação é o reconhecimento a um trabalho realizado com muito amor e dedicação”, diz Mity.

Mostra Meio Ambiente

A 9ª Mostra Meio Ambiente, apresentará boas práticas através de trabalhos produzidos por estudantes de escolas públicas. As melhores ideias apresentadas pelas escolas municipais serão avaliadas e premiadas por um júri formado por profissionais da área.

2ª Feira de Tecnologia

Área voltada para a tecnologia, especialmente para os jovens, com programação que inclui jogos eletrônicos, campeonatos e amistosos. Haverá também um estande de tecnologia do Senai - onde serão montados setores com Óculos Rift (realidade virtual) - oficinas com Robótica Lego, realização de minicursos de programação e cursos de manutenção e redes de computadores.

Seletiva de Cantores

Cantores amadores e profissionais terão a oportunidade de participar da seletiva para fazerem parte da banda de Matsuri Dance, que anima as noites do festival. Além disso, haverá a apresentação de Yosakoi Soran (dança tradicional japonesa) do Grupo Sansey, oito vezes campeão no Festival Brasileiro de Yosakoi Soran.

O 14º Londrina Matsuri terá ainda o Espaço Primavera, que contempla mostra de flores e a 7ª Exposição de Rosa do Deserto, exposições e oficinas gratuitas de Oshiê e Origami, mágica, pipas, oficinas circenses e muito mais. “Trata-se de um evento animado, dirigido a toda a família, repleto de momentos de diversão e alegria” explica Luiz Shiroma, coordenador geral. “O Londrina Matsuri oferece também às entidades filantrópicas de Londrina, a oportunidade de arrecadação de recursos financeiros através do comércio em barracas instaladas nos três dias de festa.”

O 14º Londrina Matsuri é promovido pelo Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos. Patrocínio: Unimed Londrina, Rede de Farmácias Drogamais, FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Boulevard Londrina Shopping, Copel, Colégio Maxi, Bradesco, Disfranco - Distribuidora de Bebidas, Midiograf, Sanepar. Apoio: Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, RPCTV, Rádio Folha FM, Rádio Igapó FM, Rádio Paiquerê AM, Sociedade Rural do Paraná, SESC Fecomércio e Senai 

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.