Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fundador do festival regerá a Orquestra Sinfônica do Paraná

O 39º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) realiza uma abertura solene nesta quinta-feira, (11), com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). O concerto, com início às 20h30, no Teatro Ouro Verde terá como regente o maestro Norton Morozowicz fundador do festival. O solista será o diretor artístico do evento Marco Antônio de Almeida.

No programa obras de Rossini, Haydn e Mendelssohn Bartholdy, ganham destaque. O concerto é aberto ao público, mas é necessário retirar os convites na bilheteria do Teatro Ouro Verde, a partir das 14h desta quinta-feira. Serão disponibilizados dois ingressos por pessoa.

A OSP vem com uma formação de orquestra clássica - ajudando a enxugar o orçamento - para interpretar um programa com momentos distintos, cujo início se dá com o humor bem orquestrado de Rossini, na Abertura da ópera Uma Italiana na Argélia. “Musicalmente, a abertura é muito bonita, começa a obra com cordas em pizzicato (beliscadas com os dedos) e um solo de oboé”, destaca Morozowicz.

Haydn mantém o clima de leveza com o Concerto para Piano e Orquestra em Ré Maior, com solo do pianista londrinense - e diretor artístico do festival - Marco Antonio de Almeida: “Para quem ouve é muito fácil, mas para quem toca é muito difícil. A obra é de uma transparência luminosa. O segundo movimento não parece obra de Haydn, porque traz ideias românticas, mas dentro do classicismo”, comenta Marco Antonio, que ressalta as harmonias surpreendentes e os trinados do terceiro movimento, inspirados na tradição húngara: Rondo all’Ungarese.

“Eu, pessoalmente, já toquei muito esse Haydn. E adoro, porque quando você toca, você descobre novas armadilhas. Cada vez que você estuda de novo, descobre novas ciladas musicais, umas coisas harmônicas espetaculares”, revela Marco Antonio de Almeida. 

O clima muda, porém, na segunda parte, ganhando força com a Sinfonia nº 5, também conhecida como a Sinfonia da Reforma, de Felix Mendelssohn-Bartholdy. A obra é inspirada em Martinho Lutero, para quem a música era uma forma elevada de louvação. Lutero compôs muitos hinos protestantes, e um deles foi utilizado por Mendelssohn no quarto movimento.

“É interessante, porque é uma obra programática e muito bem escrita. Hoje em dia a gente pode comparar Mendelssohn com Mozart, foram dois meninos prodígios. É uma obra que vai agradar o público, porque é muito bonita, tem virtuosidade, com passagens interessantes para os instrumentos solistas”, ressalta Norton Morozowicz.

Andréa Monclar/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Norton Morozowicz 2017
pianista Marco Antonio de Almeida

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.