Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 23/10/2019  10h00

Londrina: Meta For Mosa

Cia. Grita de Palhaças estreia espetáculo neste fim de semana; a peça mostra a delicadeza, emoção e o feminino sob o olhar de três palhaças

Estreia neste fim de semana – dias 25, 26 e 27 de outubro –, na Vila Triolé, o espetáculo Meta For Mosa, que marca também a estreia da Cia. Grita de Palhaças, formada pelas atrizes e palhaças Aneliza Paiva (Frida), Juliana Galante (Adelaide) e Mariana Ferrari (Cora). A temporada de Meta For Mosa prossegue nos dias 08, 09 e 10 de novembro na Divisão de Artes Cênicas da UEL. As apresentações têm entrada gratuita para todo o público.

As palhaças já se apresentavam juntas no número cômico “As Multidançarinas”. No início deste ano se reuniram para montar um novo espetáculo que envolvesse questões do feminino, de ser mulher e ser palhaça. Para conduzir a dramaturgia e assinar a montagem, Adelvane Néia, palhaça Margarida, com 30 anos de carreira e experiência tanto em cena quanto na direção, se uniu ao projeto.

 “Posso dizer que o resultado deste trabalho é uma contribuição para a comicidade feminina dentro desse histórico que nós, mulheres e palhaças, temos feito. É um material bastante original, uma proposta profunda, delicada, feminina e na linguagem de três figuras distintas: uma branca, uma augusta e uma excêntrica, algo raro de acontecer de forma tão definida dentro de um espetáculo. Estou bem feliz, satisfeita e curiosa de como o público vai receber, e como isso var reverberar nelas”, diz a diretora.

Metamorfose em Meta For Mosa

O espetáculo Meta For Mosa conta com o patrocínio do Promic e traz o encontro do próprio ser e com seus imensos universos particulares. No palco, três palhaças, semelhantes em seus anseios e únicas em suas preciosidades e peculiaridades. A carcaça que cai, a monstra que se rebela, a loucura neurótica, a lágrima que corre sem limites, o amor. Adelaide, Cora e Frida viveram intensas metamorfoses neste processo e o resultado está representado nas cenas.

“Partimos de um ponto que era a existência do nosso número As Multidançarinas. A intenção era transformar esse material num espetáculo. Com uma pergunta para responder: quais coreografias devemos seguir, numa sociedade ainda tão cheia de preconceitos, para sentirmo-nos aceitas, “normais!”, parte do todo?  Ao entrar na sala de ensaio, nós três e a diretora, começamos a perceber que podíamos mais. E que tínhamos outras coisas a dizer. A diretora conduziu esse processo e foi nos dando vozes. Quando vimos, já estávamos muito longe do material inicial. Mas o que tínhamos era rico, profundo e muito verdadeiro”, contam as atrizes.

Ainda que seja protagonizado por palhaças, a indicação etária de Meta For Mosa é de 12 anos. A linguagem da palhaçaria está presente em todo o espetáculo e conduz os momentos de comicidade e emoção de forma delicada e bastante original. “A palhaça intensifica as emoções. É como uma lente de aumento sobre nossas questões, nossos ridículos, nossas emoções.”

O que se vê e se vive, em 60 minutos de espetáculo é emoção, delicadeza e muita verdade. Não há como não ser belo, algo que é feito com verdade e entrega. “A palhaça sente tudo com mais intensidade. E mostra mais tudo o que sente. Neste sentido, o trabalho ganha uma verdade importante. A palhaça não finge, ela é. Vive intensamente cada momento do espetáculo e divide com a plateia, transformando-a em cúmplice dessas sensações.”

Meta For Mosa tem o Patrocínio do Promic e apoio da Vila Triolé, Café com Propósito e Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL.

Sinopse:

Para sobreviver é preciso se transformar. A Meta For Mosa, esse estágio de mutação, acontece ao romper a casca e voa livremente até o momento fugaz do encontro. Encontro do próprio ser, encontro com a outra e com seus imensos universos particulares. Ao cruzar o caminhar de três palhaças, semelhantes em seus anseios e únicas em suas preciosidades e peculiaridades, acontece a Meta for Mosa. A carcaça que cai, a monstra que se rebela, a loucura neurótica, a lágrima que corre sem limites, o amor. Adelaide, Cora e Frida viveram intensas metamorfoses neste processo. E é assim, metamorfoseadas, ou metaformoseadas que convidam a plateia a viajar e percorrer mundos inteiros, descobrir liberdades e gerar mudanças.

Oficina com Adelvane Néia

De 05 a 07 de novembro, a diretora do espetáculo Adelvane Néia estará em Londrina para ministrar a oficina “Palhaçaria – experimentações & trânsitos de uma linguagem”. O encontro será das 17h às 21h na Divisão de Artes Cênicas da UEL e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através de Carta de Intenção e currículo, e enviadas por email gritaciadepalhaças@gmail.com . A oficina tem valor de R$80,00 e R$60,00 (valor especial para alunos da UEL).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.