Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vila Cultural Canto do MARL exibirá diversas apresentações artísticas durante os dias 11 e 26 de setembro

Nesse mês de setembro a Vila Cultural Canto do MARL realiza uma mostra de teatro inteiramente online e gratuita. A Mostra Marl de Grupos Residentes contará com apresentações de seis grupos residentes da Vila Cultural Canto do Marl que serão realizadas entre os dias 11 e 26 de setembro sempre às 19h. 

As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo youtube. Confira a programação completa, participe das transmissões pelos comentários e se inscreva no canal. O acesso por tempo limitado aos espetáculos será gratuito. Após as apresentações haverá espaço de bate papo entre público e artistas.

Programação completa:

01 - Dia 11 - Coletivo Temporário Poéticas em Vão

Coletivo Temporário Poéticas em Vão

Dia 11 de setembro às 19h

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_OqlaX9SWLA

Sinopse: Poéticas em vão é um coletivo temporário composto pot Raquel Palma e  Stephanie Massarelli, que se propõe a experimentar a linguagem da vídeo performance/video dança, adentrando numa poética  livre e subjetiva, trazendo  as nuances do dizer com o corpo, seus impulsos, e as dificuldades que esse corpo traz nas suas tensões musculares carregados de narrativas de ser mulher. Além do movimento, a experimentação também perpassa a relação com o objeto e suas simbologias.

O Grupo é formado por duas artistas, Raquel Sampaio Palma, Formada em Artes Cenicas pela Universidade Estadual de Londrina em 2012,  trabalha com produção cultural, peformace art e teatro desde 2010, atualmente também é cantora profissional na cidade de Londrina.

E Stephanie Massarelli, formada em comunicação social , mestre em Belas Artes pela Bauhaus Universitat Weimar e atualmente é estudante em pós graduação em Direção de Arte pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como fotógafa, redatora, editora e videomaker em Londrina.

02 Dia 12 - Coletivo Marcas no Corpo

Processo criativo na Cena Feminista Contemporânea: “Conexões Híbridas e Memórias Marginais” – Coletivo Marcas no Corpo

12 de setembro às 19h

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8tmFE3JNk-0

Sinopse: O Coletivo Marcas no Corpo fala sobre o processo de criação da performance “Conexões Híbridas e Memórias Marginais” (2019-2020). As performers Renata Santana e Natalia Viveiros comentam sobre a pesquisa artística do coletivo, que passa pela promoção de oficinas gratuitas de teatro para pessoas que vivenciam ou vivenciaram a mulheridade, bem como tecem reflexões sobre as intersecções da pesquisa artística do coletivo com o movimento feminista.

03 Dia 18 de setembro - Grupo Caos e acaso

Vozes anoitecidas - Grupo Caos e Acaso de Teatro /FTO-Londrina

18 de setembro às 19h

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=-2DNecsGu-c

Sinopse: "Vozes anoitecidas” é novo espetáculo do Grupo Caos e Acaso de Teatro /FTO-Londrina. O processo de pesquisa cênica parte das obras do escritor Moçambicano Mia Couto, da tradição dos antigos Griots Africanos e da experiência do grupo com teatro popular. Deste dialogo, novas narrativas se constroem e se articulam em novas possibilidades criativas.

“Vozes anoitecidas" narra a trajetória de dois jovens em meio a uma guerra civil. Ambos partem de suas aldeias em jornadas, buscando, cada qual a sua maneira, fugir dos conflitos da guerra e reconquistar suas humanidades.

Em suas andanças esses jovens encontram outros personagens: andarilhos, refugiados, fugitivos, em histórias que se conectam na luta pela sobrevivência. Não atravessam fronteiras, mas procuram mover-se entre elas, reconhecê-las como lugar de encontros, desencontros, desejos, sonhos, mitos, possibilidades, impossibilidades, aceitando o desafio de se surpreender com a fluência e aproximação de universos totalmente separados.

Procuramos com esse espetáculo refletir sobre a condição humana, sobre a nossa própria condição de sobreviventes em tempos atuais. Sobre os seres humanos que nos tornamos, aqui e agora.

04 Dia 19 de setembro - Grupo Trinca da Comadre

Pastel de São Jorge - Grupo Trinca da Comadre

Dia 19 de setembro às 19h

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_edaX7BfO00

Com a abertura de processo de "Pastel de São Jorge", o Grupo Trinca da Comadre vem compartilhar a realidade de um Tio e Sobrinho, envoltos nos desafios diários pela sobrevivência e manutenção de sua pastelaria, quase falida.

Este trabalho cênico de viés cômico aborda questões latentes como a exploração da força de trabalho e a necessidade de subsistência na sociedade contemporânea, permeadas pelo exercício dos sonhos e de empatia, na dureza cotidiana.

05 25 de setembro - Coletivo Funcionário Fantasma

O Amor e a Loucura - Coletivo Funcionário Fantasma

25 de setembro às 19h

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=i_V65PtT5HA

Numa manhã-tarde-noite fora do tempo do dia. Lá, bem longe mesmo, naquele lugar-dentro que só quem já foi é que sabe, foi lá que os sentimentos resolveram se encontrar, todos eles, para brincar de esconde-esconde.

Nesse dia, A Loucura fechou os olhos e contou até um milhão! E dizem que até A Mentira foi encontrada, viu, lá no final do arco-íris.

Será??

Em O Amor e a Loucura, Edna Aguiar narra a história de como a loucura e o amor se tornaram inseparáveis e de como é importante, afinal, que seja assim mesmo entre esses dois. O trabalho foi construído de forma virtual pelo Coletivo Funcionário Fantasma e traz para a tela, de forma lúdica e filosófica, uma travessia pelos sentimentos humanos.

Produzido durante o período de isolamento social, o trabalho é fruto de uma reflexão sobre a importância de dar-se quando se pretende dar e receber amor. É uma reflexão sobre as qualidades desse sentimento maior, e uma experimentação, no corpo mesmo, sobre a experiência universal e singular do pensar-sentir.

Foi assim, em face dos espinhos da vida, que a história de O Amor e a Loucura apareceram para o Coletivo Funcionário Fantasma, como uma medicina para o tempo.

Sobre:

Baseado na história “O Esconde-Esconde dos Sentimentos”, de Waldir Pedro, Edna Aguiar apresenta este que é o segundo trabalho do Funcionário Fantasma, a fim de instigar os ouvintes a um pensamento filosófico que se permita ser, ao mesmo tempo, um pensamento brincante.

De forma lúdica, em um quarto branco, durante a pandemia, A Loucura é quem nos guia, crianças e adultos, por um pensar/sentir fluido, cada vez mais distante dos estereótipos, e cada vez mais perto do coração.

O Funcionário Fantasma é um coletivo formado durante o período de isolamento social por artistas, criadores e produtores de diferentes países. Seu primeiro trabalho, “Oca - a flecha que atravessa a Mim”, foi premiado pela Funarte, e o Coletivo apresenta agora O Amor e a Loucura, como um caminho para lembrar que o amor se encontra mesmo é no andar junto.

26 de setembro - Cantos e Causos da Poesia Simples

Palhaço Marimba, Diego Loman, apresenta Cantos e Causos da Poesia Simples

26 de setembro às 19h

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=BrGo3mMTuqY

Sinopse: Marimba é um contador de causos, que nas embrenhas da pandemia já não consegue mais ficar sem contá-los! Com o trabalho da contação de histórias traz consigo algumas raridades para compartilhar com o público, e a vontade de passar esses causos para frente, para que essas histórias não sejam esquecidas por esse mundão a fora. A linguagem dos interiores vem misturada com a sutileza contar e cantar ao lado da sua companheira Madalena (Sanfona).

O espetáculo virtual vem para contar histórias dos interiores, resgatando a cultura caipira. Viajante que saiu dos interiores para contar as histórias de lá, os famosos causos. Com a linguagem do palhaço e personagens como Zeca Tatu de Mazzaropi, como uma de suas referências.

A Mostra MARL de grupos residentes é uma realização da Vila Cultural Canto do MARL. A Vila conta com o patrocínio do PROMIC, o programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, e o apoio do MARL, o Movimento de Artistas de Rua de Londrina.

Asimp/Vila Cultural Canto do MARL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.