Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pintura do viaduto da Avenida Santos Dumont será coordenada pelo grafiteiro Zion, do CapStyle Crew, mais o convidado Gard Pam, de Curitiba

O Programa Caminhos do Graffiti, que tem colorido e levado arte aos viadutos localizados sobre a Avenida Dez de Dezembro, iniciou na terça-feira (5) mais uma etapa, com dois dias seguidos de oficinas práticas e teóricas. O tema abordado nesta fase será Aviação, já que o viaduto selecionado fica na Avenida Santos Dumont.

Preparando o viaduto para receber os grafites, uma equipe já começou a pintura de base na estrutura e a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) fez a poda dos galhos. E desde terça (5), os alunos participam de oficinas práticas e teóricas conduzidas pelo grafiteiro que é responsável pelos trabalhos desta semana, o artista Zion, do CapStyle. Para contribuir com os trabalhos, o grafiteiro Gard Pam será o artista convidado, diretamente de Curitiba.

Esta é a quarta etapa e o terceiro viaduto contemplado pelo Caminhos do Graffiti, uma iniciativa da Prefeitura de Londrina realizada em parceria com a Associação Londrinense de Circo (ALC) e o Coletivo Capstyle. O programa possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e integra a Fábrica – Rede Popular de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

As oficinas são realizadas presencialmente, na sede da ALC, das 14h às 17h. O endereço é Avenida Saul Elkind, 790. Participam os vinte inscritos no programa; dentre eles dez contam com uma bolsa para auxílios dos custos, no valor de R$500.

Um dos bolsistas é o estudante pré-vestibular, Luis Eduardo Alexandre Gonzaga, de 18 anos. Há muito tempo interessado em aprender a grafitar, ele não tinha conseguido essa oportunidade até ser selecionado pelo programa. “Sempre tive vontade de aprender e fazer grafite, mas minha mãe não deixava por receio. Meus pais tinham medo de ser algo que colocasse a gente numa situação ruim, até porque na minha vizinhança a questão do tráfico e da violência fazem a gente ficar preso em casa. E desde que comecei o programa, as oficinas, estou gostando demais. É muito bacana, consegui aprender muita coisa”, citou.

Segundo Gonzaga, que é um dos alunos mais assíduos das oficinas e das pinturas nos viadutos, a bolsa auxílio viabiliza a participação nas atividades. “Sem a bolsa eu não poderia participar aqui, estaria trabalhando o dia todo e estudando à noite para o vestibular. E agora consigo conciliar o grafite e os estudos. Quero prestar para Biomedicina, porque mesmo gostando demais da arte nunca cogitei trabalhar com isso. Eu nunca tive contato com alguém que conseguiu crescer trabalhando com arte; mas agora estou vendo de perto, e tendo vontade”, confessou.

Com estimativa de fazer um trabalho prático nesta quarta-feira (6), o grafiteiro Zion abordou, no primeiro encontro, alguns conceitos importantes e relacionados à cultura hip hop, na qual o graffiti é um dos principais elementos de manifestação artística. “O fruto maior do projeto será fazer com que novos artistas apareçam, que mais pessoas criem vontade de pintar, ampliem sua visão cultural e respeitem mais esse trabalho. Espero que o programa também traga mais visibilidade para a arte de rua, incluindo o grafite. Se, de todo projeto que fizermos, ou dentre todas as pessoas alcançadas, a gente conseguir que uma, duas ou três comecem a pintar, teremos uma cidade com melhor formação cultural. E cultura significa mais conhecimento, educação, entre muitas outras coisas benéficas”, detalhou.

Integrante do CapStyle Crew, mas residindo em Apucarana, Zion já conhece e faz graffite há muitos anos, mas contou que só se considerou um grafiteiro oito anos atrás. “Eu era ferroviário, e há um ano larguei tudo para viver dessa arte. Estou me dedicando cada vez mais e buscando conhecimento para conseguir passar adiante. Tenho certeza de que todo trabalho que fazemos rende frutos, e se você levar a sério tudo o que faz, vai dar bom. No grafite você tem que buscar conhecimento, saber as leis, se dedicar bastante, e trabalha todo dia, como uma empresa, o dia todo. É preciso levar a sério para fazer acontecer, e com dedicação seu esforço vai render frutos e você vai conseguir também”, repassou aos alunos.

Acompanhando a oficina, um dos gestores da Associação Londrinense de Circo, Sérgio Oliveira, citou que a repercussão do Caminhos do Graffiti está muito positiva e os resultados já estão despontando. “Tanto pela arte, que está mudando a paisagem de Londrina, quanto pelas pessoas em processo de aprendizagem, que estão tendo contato com grafiteiros renomados. Tudo isso é muito bacana e esse projeto é muito importante, tanto que a Prefeitura investe nele os recursos públicos. O Município poderia ter aberto uma licitação e contratado uma empresa de pintura para os viadutos, o que sairia muito mais caro e usaria uma cor única. Mas optou por passar essa responsabilidade para um grupo de artistas, de pessoas criativas, e com isso a gente muda muita coisa, além da paisagem”, destacou.

Reforçando as oportunidades abertas aos jovens e adolescentes que estão aprendendo sobre o graffiti, Oliveira comentou que um dos ganhos também envolve reduzir as pichações, por atrair esses jovens para a arte e a cultura de rua. “Já falamos com eles sobre empregabilidade, geração e complemento de renda por meio do grafite, e sabemos que em Londrina é muito difícil ter lugares que oferecem aulas de grafite como essas. Mas queremos abrir possibilidades para que pessoas que não teriam essa oportunidade possam trilhar esse caminho”, concluiu.

A pintura do viaduto da Santos Dumont começou nesta quinta-feira (7), pela manhã, e a previsão é concluir no domingo (10).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.