Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cidade de Londrina estará presente no 2º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, que será realizado neste sábado (09), e este ano promove eventos simultâneos em 27 localidades do Brasil e do exterior para celebrar a força feminina e homenagear a compositora e cantora Leci Brandão.

A roda norte paranaense tem a participação de mais de 40 mulheres artistas, que a partir das 15h promoverão uma abertura com roda de choro, seguida do samba e fechando com uma roda de coco, ao final. A coordenação nacional do encontro é feita pela cantora carioca Dorina, e a produção da festa em Londrina tem como base um grupo que se reúne há um ano para estudar, pesquisar e experimentar o samba entre mulheres: o coletivo “Estudando Samba” surgiu em busca de um ambiente mais livre para o desenvolvimento de mulheres instrumentistas. 

O grupo é formado por cantoras e instrumentistas que já vinham desenvolvendo diferentes trabalhos de cultura popular na cidade, e integra um grande movimento de protagonismo feminino que se observa em todo o Brasil, tanto no samba quanto em gêneros como o coco e o maracatu. A experiência é derivada de outros projetos locais que abriram caminho para o protagonismo feminino na música, como o Entretantas, Pisada da Jurema, Baque Mulher e o Samba Delas. 

Na roda preparada em homenagem a Leci Brandão, não faltarão grandes sucessos, como Zé do Caroço, que será o hino entoado por todas as rodas, pontualmente às 17h, no mesmo tom e andamento, num encontro virtual com transmissão simultânea ao vivo pelas redes sociais. Os bambas fãs de uma roda também poderão soltar a voz com clássicos registrados pela cantora, como Isso é fundo de quintal e Só quero te namorar.

O evento terá ainda feirinha com artesãos locais, além de bebidas e quitutes da Vila Cultural AlmA Brasil.

O Estudando Samba é formado por Camila Rios, Suyane Alves, Marise Gomes Corrêa e Silvia Borba (percussão), Natalia Lepri (cavaco), Rakelly Calliari e Laís Marques (violões), Lara Moratto (flauta), Juliana Barbosa e Solange Bronzatti (pesquisa e percussão), enquanto todas se revezam no canto e nos coros.

Rakelly Calliari/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.