Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mostra de vídeos sobre a cultura indígena, oficinas de artes e palestras com especialistas estão na programação do evento nacional

Começa na próxima segunda-feira (21) a 9ª edição da Primavera dos Museus, que este ano tem como tema “Museus e Memórias Indígenas”. O evento é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e instituições culturais e acontece em todo o país até o dia 27 de setembro.

O objetivo é mobilizar a população para visitar os museus ao promover atividades especiais em torno da importância da população indígena. O assunto foi escolhido de acordo com as políticas do Ministério da Cultura, que as têm como prioridade de governo. De acordo com o Ibram, há mais de 200 povos indígenas no Brasil, que se constituem como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

Entre as ações que serão desenvolvidas em Londrina estão mostra de vídeos, oficinas de arte sobre as estamparias usadas em objetos utilitários, exibição de filmes sobre a cultura kaingang, mostra de vídeos sobre a cultura indígena e palestras com doutores na área.

Para a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, é importante participar do evento, visto que Londrina conta com diversos museus e casas de memória, que ajudam a resgatar a história de povos e tradições tão importantes para o desenvolvimento histórico da cidade e da nação. “É o momento de olharmos para os povos indígenas e integrarmos essa cultura baseada na vivência, na oralidade e nas tradições, em nossos conhecimentos letrados”, disse.

Nesta edição, a Primavera dos Museus reúne nacionalmente 809 instituições culturais, que realizarão mais de 2.400 atividades como exposições, oficinas, palestras, shows e mostras de filmes, em 393 cidades brasileiras. A programação completa está disponível no site do Ibram (www.museus.gov.br).

Programação - Museu de Arte de Londrina

Nos dias 21 e 22 de setembro, das 14h às 16h30, a população poderá participar da oficina de arte, que será precedida de um vídeo sobre estamparias indígenas empregadas em objetos utilitários. O objetivo é promover a reflexão sobre como a arte se funde com os costumes por meio de seus objetos e paramentos. Endereço: Rua Sergipe, 640, centro. Telefone: (43) 3337-6238.

No dia 24 de setembro, das 14h às 16h30, os profissionais do Museu de Arte de Londrina vão exibir vídeos que abordam aspectos e situações de diferentes nações indígenas. Ao final, haverá debate. A exibição será no Centro Cultural Lupércio Luppi, localizado na Avenida Saul Elkind, 790, no Conjunto Maria Cecília, região norte da cidade.

Tanto as oficinas de arte quanto a exibição de filmes serão ofertadas para os alunos de escolas municipais. Nas oficinas, vão participar as turmas da Escola Municipal Arthur Thomas, atendendo a uma solicitação de atividades que a Secretaria Municipal de Cultura recebeu da escola.

Museu Histórico

Do dia 22 a 25 de setembro, das 14 horas às 17 horas, haverá a mostra de filmes do Centro de Memória e Cultura Kaingang, sob a coordenação de Luís Mioto e participantes da Terra Indígena Apucaraninha. A mostra acontecerá na sede do Museu Histórico, na Rua Benjamin Constant, 900, região central. Telefone: (43) 3323-0082 (43) 3324-4641.

No dia 22 de setembro, das 18h30 às 19h30, também será lançada a “Coleção Retratos da Cidade Coleção Vivências ao Norte do Paraná”. Na sequência, às 19h30, o professor doutor Wagner Roberto do Amaral ministrará uma palestra sobre “Políticas públicas e direitos sociais: educação escolar indígena”.

No dia 23 de setembro, das 14 horas às 18 horas, haverá uma mesa redonda sobre “Museus e Memórias Indígenas no Norte do Paraná”. Participarão os representantes dos museus históricos de Santo Inácio, de Jataizinho, de Cambé e de Londrina.

Nos dias 25 e 26 de setembro, das 19 horas às 22 horas, haverá o curso “Arqueologia, museus e memórias indígenas”, com a doutora Leilane Patricia de Lima.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.