Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Oficinas serão ministradas por José Staneck, um dos mais importantes instrumentistas do Brasil

Estudantes da Rede Pública Municipal de Londrina vão ter a chance de aprender a tocar gaita, gratuitamente, graças ao Projeto “Vamos Cirandar”, que tem por objetivo ensinar arte e despertar nos alunos o interesse pela música. As oficinas de iniciação musical através de harmônica de boca (gaita) vão de segunda-feira (04) a quinta-feira (07), beneficiando centenas de estudantes de dez escolas municipais da cidade.

“Através da gaita, instrumento de forte apelo diante das crianças, desenvolvemos uma metodologia única e através de um repertório presente em nosso cotidiano, ensinamos as regras básicas da teoria musical, desenvolvendo o raciocínio cognitivo e intuitivo dos alunos. Além, claro, de proporcionar momentos de convivência dedicados ao fazer arte”, explica Irina Ratcheva, coordenadora do projeto.

As escolas municipais que serão atendidas nesta primeira etapa pela iniciativa são: Eugênio Brugin, Moacyr Camargo Martins, Osvaldo Cruz, Maestro Andrea Nuzzi, Ruth Lemos, Leônidas Sobrino Porto, Geni Ferreira,  Arthur Thomas, além de uma oficina para o público em geral na Casa da Criança. 

 “A oficina de gaita trata o processo de musicalização infantil com um método original, que engloba a prática do instrumento, envolvendo a criação individual e coletiva. Durante as oficinas, serão oferecidas uma gaita diatônica e material didático”, conta Irina Ratcheva, que também é a responsável pela execução do projeto.

José Staneck

As oficinas serão comandadas por José Staneck, um dos mais conceituados instrumentistas de gaita do país, dono de um estilo que mescla elementos da MPB, do jazz e da música de concerto. Atua com diferentes formações camerísticas, sendo que já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.

Como diretor da Musiarte, Curso Integrado de Música, do Rio de Janeiro, durante 15 anos, José Staneck desenvolveu importante trabalho na área do ensino e atualmente realiza um projeto de inclusão cultural, atendendo comunidades carentes. O projeto  ministrado por José Staneck  já foi realizado em diversas localidades e oportunidades, tendo alcançado um público de aproximadamente 3.500 mil estudantes.

Projeto Vamos Cirandar – Oficinas de Gaita

Escolas, dias e horários

E.M. Eugênio Brugin: 04 e 06/11 - 14h

E.M. Moacyr Camargo Martins: 04 e 06/11 – 10h30

E.M. Osvaldo Cruz: 04 e 06/11 – 14h  

E.M. Maestro Andrea Nuzzi: 05/11 – 10h30 e 14h

E.M. Ruth Lemos: 05/11 – 8h e 16h

E.M. Leonidas Sobrino Porto: 07/11 – 8h e 14h

Escola Municipal Geni Ferreira: 07/11 – 8h

Casa da Criança: 07/11 – 10h30 e 16h (alunos da E.M. Arthur Thomas e público em geral)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios