Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Ou cria ou crise” acontece de 17 a 20 de abril com atividades gratuitas voltadas à arte de rua

É evidente que a arte potencializa a capacidade humana de criar o que não existia antes, sendo, portanto, uma das maiores forças transformadoras de que dispomos. Eé por isso que, em tempos como este, ela pode nos ajudar a agir criativamente para além da crise, abrindo novas formas de se relacionar com o mundo, com a cidade, com nossos pares – e fazendo dialogar, também, com aqueles que vão contra a nossas formas de pensamento e conhecimento.

Ir além dos limites estabelecidos por nós mesmos. Caminhar, deslocar perspectivas, ir de encontro a lugares desconhecidos, terrenos distintos, entrecruzar os meios e formas para poder, então, abrir espaço para outro saber, outras práticas.

Hoje, os verbos urgentes: aprender, ensinar e partilhar. E para além do desafio, sabemos que praticá-los é uma tarefa que caminha sempre em terreno fértil. Em terras vermelhas, a Semana de Arte Urbana do Sesi (SAUS) quer ser este momento de encontro e troca. A rua traz seus hibridismos para reorientar o pensamento e a ação. Na programação de “Ou cria ou crise”, feira de impressos, rap, dança, discotecagem urbana, pintura mural e uma exposição do coletivo cãosemplumas de arte urbana, que ficará em cartaz no Centro Cultural Sesi/AML até 31 de abril, com visitação de terça-feira a sábado, das 13h às 22h. Abaixo, o cronograma completo de atividades.

• 17/04 – terça-feira – 19h30 – Abertura: exposição “Ou cria ou crise” com Coletivo cãosemplumas:

Coletivo de arte urbana com foco em pintura mural, o cãosemplumas é formado pelos artistas Anderson Monteiro, Elias de Andrade, Rafa PS e Rafael Garcia. Fundado em 2013, a fim de coletivizar o que antes era tido como individual: o desenho. A partir dessa premissa, desenvolvem murais e lambe-lambes coloridos, com traços rústicos e irregulares, prolongando formas pequenas e distorcendo as formas reais do que se observa cotidianamente. A exposição “Ou cria ou crise” dá início ao cronograma de atividades da 3ª Semana de Arte Urbana do Sesi.

• 19h30 às 21h30 – Discotecagem com DJ Fran:

A coordenadora do Festival Hip Hopé Vermelho Londrina prepara seu set list para a noite de abertura da SAUS. No repertório, tem muito resgate da Black Music (Brasil), que passeia por Jorge Ben Jor, Tim Maia, Sandra de Sá, Funk Como Le Gusta, entre outros, até chegar nos atuais, como Rincon Sapiência, Emicida, Criolo, Karol Conka, Flora Matos, tudo isso mesclado com o Black Music internacional.

• 18/04 – quarta-feira – 20h00 – PS BRASIL Danças Urbanas apresenta a coeografia Maria Flor:

Grupo coordenado por Samuel Santana, mais conhecido como Sassá, que é professor, coreógrafo e dançarino. Sassá começou seus estudos em 1996 no ballet clássico, passando pela dança contemporânea, sapateado, dança de salão e danças urbanas. Formado em Dança pela Unicamp, atualmente cursa Educação Física na UEL. É idealizador da PS Brasil Centro de Danças. Em 2013 foi campeão do Festival Internacional da cidade do Porto, em Portugal, tendo participado também de vários festivais pelo Brasil. Atualmente, é coreógrafo, professor oficial do Teen Street Brasil e ministra aulas em todo o Brasil.

• 19/04 – quinta-feira – 16h às 21h30 – Feira de Impressos:

A Feira de Impressos irá reunir os artistas locais: Ateliê Valparaíso, Beto Cartuns, Felipe Matos, João de Carvalho, levemeleve, Luiza Braga, Netto Bueno e Márcio Digues, que produzem em diversos suportes, como gravura, xilogravura, desenho, cadernos, zines, fotografia, colagem, serigrafia, entre outros. O objetivo da feira é que os artistas possam apresentar e comercializar seus trabalhos, fortalecendo as trocas entre o público e os expositores.

• 19/04 – quinta-feira – 19h30 às 21h30 – Discotecagem urbana com João de Carvalho:

Violonista, compositor, educador e amante da música, João de Carvalho é formado pela Universidade Estadual de Londrina. É mestre em Comunicação também pela UEL, tendo defendido a dissertação intitulada “A Polifonia Visual do Hip-Hop Paulistano: Cartografias de escuta sobre os MC’s Criolo e Emicida”.

• 20/04 – sexta-feira – 20h00– Encerramento – Show com UZI:

Um dos principais grupos de rap de Londrina, existente desde 2011, o UZI é formado atualmente por Thales e Makalé. Considerado um dos mais relevantes do Sul do país, o grupo tem conquistado o seu espaço no cenário nacional com um repertório contundente. Para encerrar a 3ª Semana de Arte Urbana do Sesi, UZI fará um show gratuito aberto ao público. Para saber mais: www.uzirap.com.br.

Asimp/Centro Cultural SESI/AML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.