Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cenas do espetáculo “Anderland”, que a Cie Toula Limnaios apresenta em Londrina junto da oficina para artistas
 
No mês de abril, uma das mais celebradas companhias europeias de dança chega ao Brasil. Londrina será a primeira cidade do circuito nacional a receber a Cie Toula Limnaios (Alemanha), que, além de apresentar o espetáculo “Anderland” no dia 12, conduz o curso “Dança contemporânea e composição”. A atividade formativa acontece nos dias 10 e 11 de abril, das 18h30 às 22h30, nas dependências da Escola Municipal de Dança (Rua Senador Souza Naves, 2380). O investimento é de R$ 30 e as vagas são limitadas, definidas por ordem de chegada. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria da Funcart, no mesmo endereço da Escola. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362.
 
A passagem da Cie Toula Limnaios por Londrina está inserida na Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, tem apoio da cidade de Berlim, e é fruto da parceria do Goethe-Institut com a Casa de Cultura da UEL, com a Funcart e com o Festival de Dança de Londrina.
 
A oficina tem como público-alvo bailarinos, atores e músicos. Os participantes terão contato com os princípios que norteiam a Cie Toula Limnaios em seu processo criativo. O grupo entende o corpo como elemento comunicante entre céu e terra, como fonte de onde fluem todas as energias e o impulso para o movimento. O corpo é ainda o centro de uma composição coreográfica e musical, que, em cena, manifestam-se de forma conjunta.
 
Os exercícios são baseados na pesquisa da companhia sobre o trabalho de chão e sua importância na dança contemporânea. Ao longo das duas aulas em Londrina, serão abordadas técnicas de relaxamento e de coordenação entre respiração e dinâmica do movimento. Segundo o ideário da Toula Limnaios, o emprego consciente do relaxamento muscular pode favorecer a expressividade corporal sem o uso da força, de modo a deixar fluir as energias internas. O resultado é uma economia de movimentos, que intensifica a presença do intérprete, com foco na qualidade do gesto e no acento de sua musicalidade interna.
 
Tais preceitos manifestam-se em cena, na linguagem da companhia – uma das herdeiras diletas do expressionismo da dança alemã. De acordo com o material de divulgação, “não há ‘receitas’ para coreografar. Embora uma caligrafia própria se desenvolva com o tempo, cada peça continua sendo um novo desafio. Com temas diversos, tornam-se necessários ângulos diferentes para o olhar, resultando disso uma busca por uma linguagem corporal ‘original’ em correspondência com o tema”. Nesse sentido, as técnicas desenvolvidas na oficina são justamente formas de preparação para as posteriores composições pessoais de cada participante.
 
Espetáculo
 
Além da oficina, o público de Londrina e região poderá conferir o espetáculo “Anderland” (“Outra Terra”) no dia 12 de abril. A montagem acontece no Circo Funcart, às 20 horas, com entradas a R$ 20 e 10 (meia). Informações sobre venda de ingressos serão divulgadas em breve.
 
A companhia
 
A Cie Toula Limnaios foi fundada no ano de 1996 pela coreógrafa e intérprete grega Toula Limnaios e pelo compositor Ralf R.Ollertz. Em 1997, o grupo fixou sede em Berlim, onde desenvolve reconhecido trabalho de criação na dança-teatro contemporânea. Em 2003, inaugura o Halle Tanzbühne Berlin, que se consolidou como centro de produção e como palco multinacional, que interliga redes internacionais de arte. Desde o ano seguinte, o grupo recebe patrocínio institucional do governo de Berlim.
 
Ao longo de sua trajetória de quase duas décadas, a Toula Limnaios já produziu 34 obras e foi condecorada com importantes prêmios. Suas turnês já passaram por África, Bélgica, Lituânia, Letônia, Dinamarca, Equador, França, Grécia, Irlanda, Itália, Espanha, Áustria, Polônia, Venezuela e Chipre. Esta é a quinta vez que a companhia vem ao Brasil. Atualmente, o grupo conta com 16 colaboradores fixos e realiza entre 60 e 70 apresentações por ano.
 
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.