Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento, que será realizado no dia 11 de novembro, deve reunir cerca de 300 cantores de diversas cidades do Paraná

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete na sexta-feira (19), membros da diretoria da Associação Cultural Nipo Brasileira Central Rubiácea de Londrina. Durante a visita, o prefeito foi convidado a prestigiar o 21º Paraná Natsumero Taikai – Festival de Karaokê. Esta edição, que deve contar com aproximadamente 300 cantores provenientes de diversas cidades do estado, será realizada em Londrina, no dia 11 de novembro, a partir das 8 horas.

Na ocasião, Marcelo agradeceu o convite para integrar a mesa de autoridades durante a abertura oficial do festival, e aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da comunidade japonesa na formação de Londrina. “Como parte da celebração pelos 40 anos do convênio de coirmandade, firmado entre Londrina e Nishinomiya, em 2017 tive a oportunidade de visitar o Japão. Lá, pude observar os ricos valores que a cultura japonesa possui, e foi uma experiência fantástica conhecer esse incrível país. Os japoneses são um exemplo para todos nós”, ressaltou.

A diretora do departamento de Canto da Associação, e coordenadora do Festival de Karaokê, Hiseko Kubota Yoshiara, informou que o evento acontece anualmente, em diversas cidades do Paraná. “Nossa expectativa é que cerca de 600 pessoas participem, prestigiando os cantores. O concurso terá apresentações musicais com pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos. A previsão é que sejam doze horas de apresentações, e toda a comunidade de Londrina e região é convidada a comparecer”, afirmou.

Hiseko será uma das cantoras a se apresentar no Festival, e explicou a origem da palavra karaokê, de origem japonesa. “Kara significa vazio, e okesutora, orquestra. Assim, karaokê quer dizer orquestra vazia de melodia, sem o cantor. E ele coloca sua voz, preenchendo esse vazio. Desde que nossos antepassados vieram do Japão para o Brasil, eles utilizam a música para matar as saudades do país, cantando sobre sua terra natal. Essa foi a maneira que eles encontraram quando chegaram aqui, sem conhecer a língua, numa sociedade tão diferente, para preservar sua cultura, suas memórias, e superar essa distância”, contou.

A entrada para o 21º Paraná Natsumero Taikai é gratuita, e o evento irá ocorrer na sede da associação, na Avenida Brasília, 9.700, próximo ao CEASA. O festival é promovido pela Aliança Cultural Brasil – Japão.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.