Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começa hoje (22), mais uma temporada de risos e gargalhadas, que promete injetar muita alegria em Londrina. É o 3° Festival do Nariz Vermelho que este ano vai contar com nove grupos de várias partes do país, que se apresentarão em praças, escolas e espaços públicos como o Zerão e a Concha Acústica.
 
O festival teve uma alteração em seu formato: ao contrário das edições anteriores, quando os grupos eram convidados, neste ano foi aberto um edital para inscrição dos interessados. “Recebemos inscrições de todos os cantos, até da Bolívia”, conta Luís Henrique Silva, organizador da mostra. “Estamos muito contentes com a programação e com uma expectativa de um público de dez mil pessoas e alguns cachorros”, brinca.
 
Além de palhaços de Londrina, companhias de Florianópolis (SC), Presidente Prudente (SP), Campinas (SP) Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) foram selecionadas para o festival. Ao todo serão 18 apresentações, todas ao ar livre. “Diferente das duas primeiras edições, o 3° Festival do Nariz Vermelho optou pela ocupação dos espaços públicos a fim de somar a voz da Palhaçaria a outras tantas vozes que ecoam pelos quatro cantos da cidade e do país”, explica Silva.
 
Com isso, a intenção dos organizadores é levar os espetáculos até os espectadores, facilitando o acesso à arte. “Tornar a arte pública, resignificar espaços que já foram de convivência e hoje são de passagem, trazer a arte do palhaço de volta a seu espaço de origem. Esse é um movimento que esta crescendo e ganhando destaque em todo o mundo. A arte de rua e seus artistas querem ver sua função reconhecida e valorizada”, comenta Fernando Góes, coordenador artístico do evento.
 
Espetáculos inéditos:
 
Os destaques do 3° Festival do Nariz Vermelho ficam por conta dos grupos Off Sina (Rio de Janeiro), Maria Cutia (Belo Horizonte) e Seres de Luz (Campinas) que trazem espetáculos inéditos para Londrina. “Além, é claro, da abertura com Pepe Nuñes, espanhol radicado em Florianópolis, e também a estreia do espetáculo Bagaça Registrada, do grupo Triolé”.
 
A programação conta também com o projeto da Biblioteca Viva Itinerante, o palhaço Zé Froxinho, a companhia Os Palhaços de Rua (Londrina), Pé de Vento Teatro (Florianópolis) e Rosa dos Ventos (Presidente Prudente). O 3° Festival do Nariz Vermelho tem o patrocínio do Promic e Plaenge, com apoio do Clac, Biblioteca Viva Itinerante e Loja Ciranda.
 
Emilia Miyazaki/Asimp
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.