Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2Z8cYCc

Nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), os Museus de Arte e Históricos de Londrina, Rolândia, Ibiporã e Cambé realizam atividades pela internet na programação da 18ª Semana Nacional de Museus, que une instituições deste segmento no Brasil para o desenvolvimento de ações direcionadas a todos os públicos. Na região metropolitana de Londrina, a participação está alinhada à temática nacional desta edição, que trata do papel dos museus para o trabalho com a diversidade e inclusão.

A Semana é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a edição de 2020  que será o mote norteador da ação, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Por conta do contexto de isolamento social da pandemia do coronavírus, o cronograma foi adaptado e oferece atrações online. Qualquer pessoa pode participar, gratuitamente, e as inscrições estão disponíveis pelo link https://bit.ly/2Z8cYCc. Ao acessar a página, o usuário deverá preencher um breve formulário com dados pessoais e apontar qual será a modalidade de participação. A quantidade de vagas é limitada a 100 ouvintes/participantes, no máximo, e quem estiver inscrito terá direito a receber um certificado.

O primeiro evento será no dia 21 de maio, das 14h às 16h, quando irá ocorrer uma apresentação online com roda de conversa envolvendo os idealizadores da Inserção da memória Indígena, na exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss”. Durante a transmissão, serão tratadas questões sobre memória e formas de vida, no passado e no presente, referentes a três etnias indígenas que habitam esta região há milhares de anos, os Guarani, os Kaingang e os Xetá.

Por meio de intensa pesquisa sobre os temas que dialogavam com a exposição, essa intervenção objetivou preencher uma lacuna em sua narrativa histórica, e contar aos visitantes parte da rica história da região e desses povos originários. O conteúdo programático da apresentação será a estruturação da curadoria, sobretudo através da oralidade e a partir da fala dos próprios indígenas, e também a importância da diversidade na narrativa histórica. Os pesquisadores participantes da roda de conversa serão Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser, Genilda Rodrigues e Luis Henrique Mioto. Este projeto teve em 2019 patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Já no dia 22, das 14h às 16h, será realizado o Econtro Online reunindo os Museus Históricos e de Arte da região de Londrina e instituições de Educação Especial. Alguns dos órgãos participantes são o Parque Escola Bico Amarelo, Associação Famílias Especiais de Londrina (AFEL), Instituto Não me esqueças, e Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES).

As transmissões on-line irão ocorrer por meio da plataforma Zoom do portal Londrina Cultura. Após a inscrição concluída, os participantes receberão um link no dia dos encontros virtuais para poder acessar.

Integração

O secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, destacou que a iniciativa fortalece a integração entre os museus de Londrina e cidades vizinhas, valorizando sua atuação, além de possibilitar a continuidade de ações que fazem parte de um evento tradicional na cultura brasileira. “Neste período de incertezas e restrições, causadas pela pandemia do coronavírus, a nossa secretaria entende que a cultura é um elemento essencial às pessoas, porque oferece alternativas diversas de entretenimento, lazer e conhecimento”, frisou.

Ainda segundo Cesaro, a internet e as plataformas digitais existentes hoje colaboram de forma muito importante para que o público continue tendo acesso a uma vasta gama de conteúdos culturais, por meio de diferentes formas de manifestação. “Muitas pessoas estão passando a maior parte do tempo em suas casas, então, nesse sentido, a cultura também é uma forma de companhia e bom aproveitamento da rotina”, acrescentou.

O público pode conferir outras informações a respeito da 18ª Semana Nacional de Museus pelo endereço http://eventos.museus.gov.br. O evento celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, e instaurado em 1977 pelo  COM. Um dos objetivos principais é ampliar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.