Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina sedia de 3 a 7 de junho a Expo Japão; feira promovida pela ACEL terá arte, dança, gastronomia, negócios, esporte, simpósio e muita diversão

Londrina será novamente o palco da maior festa da colônia japonesa do interior do Paraná: de 3 a 7 de junho será realizada na cidade a Expo Japão, o evento que celebra a riqueza e a tradição da cultura oriental. Serão cinco dias de muita arte e cultura, gastronomia, esporte, exposição agrícola, simpósio, entretenimento, entre outras atrações. A promoção é da ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina.

“Serão inúmeras atrações artísticas com destaque para a apresentação do Grupo Yui, com musicistas renomadas do Japão; o show com o carismático Nobuhiro Hirata; as apresentações dos Grupos Ishindaiko e Ryukiu Koku Matsuri Daiko (tambores de Okinawa). Além disso, teremos o AgroInovatec, a fazendinha (Nojo), o Espaço Acel 60 anos e o Espaço Kodomô, para a criançada se divertir nas oficinas”, explica Eduardo Tominaga, coordenador geral da feira.

A Expo Japão 2015 terá uma grande estrutura para receber os visitantes, com Praça de Alimentação para atender 2.500 pessoas e estacionamento para 1.500 veículos. “Este ano teremos um dia a mais para o público visitar e se divertir. Consequentemente teremos mais atrações que dificilmente se repetem durante os cinco dias de festa. A cada ano nos preparamos para receber melhor os visitantes. Para quem não sabe, cobrimos e colocamos piso em mais de 4.000 m² no campo principal de beisebol da Acel e 90% da área visitada é coberta”, conta Tominaga.

Exposição Agrícola

Simultaneamente à Expo Japão acontece a 54ª Exposição Agrícola,  onde são expostos milhares de produtos produzidos na região. Eles são avaliados por uma comissão julgadora e premiados de acordo com a qualidade ou excentricidade. Ali também funciona o Mercado Agrícola, onde é possível comprar produtos artesanais e típicos da comunidade nikkey. Esse ano, a 4ª AgroInovaTec terá como destaque os simpósios com temas voltados à citricultura e ao  Cadastro Ambiental Rural. O evento tem o apoio da Integrada, Unopar e entidades de classe como Iapar, Emater, Faep e Sindicato Rural.

Festa da integração

Chegando a sua 54ª edição, a Expo Japão se consolida como o maior evento de promoção e divulgação da cultura japonesa. “Posso garantir que a Expô Japão é o evento da nossa região que mais divulga as tradições e costumes nipônicos. Muita cultura e arte são apresentadas em danças típicas, apresentações de instrumentos e grupos tradicionais, Cerimônia do Chá, poesia, caligrafia, gastronomia e muitas outras atrações”, informa Tominaga.

Mais de 60 empresas estarão presentes comercializando uma infinidade de produtos e na Praça de Alimentação os restaurantes servirão os melhores pratos da cozinha oriental, tudo em um ambiente familiar, seguro e agradável. A expectativa é que 30.000 pessoas visitem a feira nos cinco dias de festa, numa integração entre japoneses e ocidentais.

“É maravilhosa a integração que ocorre entre as pessoas. Existem muitos não descendentes que se identificam com a comunidade nikkey, seja através da cultura, arte e principalmente pela gastronomia. Aliás, muitos não descendentes fazem parte de algum grupo nikkey, inclusive da Acel. A integração entre as raças é inevitável, uma vez que já estamos na quinta, sexta geração de descendentes japoneses”, finaliza Eduardo Tominaga.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.