Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Artistas gravaram um espetáculo cênico, baseado em um dos clássicos da literatura brasileira; ação tem patrocínio do Promic

Uma das histórias mais conhecidas e considerada um clássico da literatura brasileira será transmitida, neste domingo (28), a partir das 15 horas, pelo grupo vocal “Entre Nós”. Os artistas vão apresentar o espetáculo cênico baseado no livro “Morte e Vida Severina”, do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, pelo canal oficial do Youtube (clique aqui). A transmissão ficará disponível por 24 horas no canal e tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Prefeitura de Londrina.

Para que isso fosse possível, o grupo gravou o espetáculo na íntegra, com captação de som e imagem ao vivo. Os artistas uniram a música de canto oral, com a poesia e o teatro, por meio de uma releitura da obra. São 18 cenas onde os 14 integrantes cantam em coro e solos, tocam instrumentos melódicos, harmônicos e de percussão e atuam narrando trechos do livro de João Cabral de Melo Neto. O projeto é fruto de uma parceria com a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), que foi responsável pela direção cênica de todos os espetáculos anteriores do grupo.

Além do espetáculo, o grupo preparou um documentário curto, explicando a estrutura de um teatro e como ele funciona. A linguagem é simples e didática para ajudar os estudantes que vão prestar vestibular ou aqueles que estão no ensino médio e têm a obra como das referências de leitura obrigatória. Ele visa possibilitar a vivência teatral, realidade, às vezes, distante de muitos alunos.

Todo o material audiovisual foi traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e possui legenda. No ano de 2019, o grupo levou o espetáculo para dez escolas públicas estaduais e dois espaços públicos, dando a possibilidade mais de três mil pessoas conhecerem essa grande obra da literatura brasileira.

Sobre a obra

Morte e Vida Severina retrata a vida de uma família de retirantes do sertão nordestino, que enfrentam diversas mazelas. Entre elas a fome, a desnutrição, a tristeza, o medo e a seca no Nordeste.

A obra foi escrita entre 1954 e 1955 e traz o auto de natal de temática regionalista, onde o personagem principal, Severino, vê o Rio Capiberibe seco, passa pela Zona da Mata e chega a Recife. Diante de tanto sofrimento, desespero e morte, ele vê as injustiças da vida e percebe que a morte é o maior negócio do sertão, visto que emprega a benzedeira, o coveiro, o farmacêutico e tantos outros.

Ao sentir tudo isso na própria pele e ver o sofrimento de sua família, Severino pensa em jogar-se no Rio Capibaribe para tirar a própria vida. Mas, acaba contido pelo carpinteiro José, que fala do nascimento do filho. Com a história, João Cabral de Melo Neto mostra a persistência e a renovação da vida, indicando, neste auto de natal, o nascimento de Jesus, filho de um carpinteiro, e responsável pela remissão dos pecados.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.