Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um  pouco da  história do Paraná e também de Londrina, mostrada por meio de documentários em mosaico de arroz, é a proposta dos artistas Yasuharu Ueda e Hideko Goto em homenagem aos 80 anos da cidade. As obras estarão expostas no dia 10 de dezembro, no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), na  Rodovia Celso Garcia Cid, 2.571.  Neste dia, às 11h45, serão entregues duas obras, uma para o governador Beto Richa e outra para o prefeito Alexandre Kireeff.  Do dia 11 a 19 de dezembro, a exposição poderá ser visitada no saguão da Prefeitura de Londrina, avenida Duque de Caxias, 635.

Ueda,  que já expôs em outros  locais, como a Biblioteca do Estado do Paraná, explicou que  as pessoas que forem  visitar a exposição vão conhecer os artistas, aprender um pouco sobre cada obra e sobre a técnica utilizada. “Nós temos um trabalho de acompanhamento, enquanto as obras estão para visitação, nós estamos acompanhando tudo, explicando, mostrando para as pessoas o que é o trabalho.”

Entre as obras expostas, há 22 telas sobre a história de Londrina e 28 sobre o Paraná.  Também participa da exposição Maria Claudete Bragueto Martins. Segundo Ueda as pessoas ao verem as obras, encontram mais do que a história, tem ali “muito amor pela terra”.  E ele completa afirmando que “ todo quadro tem sentimento e, em respeito a quem se interessa, tudo é feito com carinho no processo da obra.”

Ao  falar sobre a técnica escolhida por ele há 9 anos, Ueda conta que os grãos de arroz são tingidos e colados um a um. “Em uma tela de 50 X 66 cm, são utilizados em média 15 mil grãos. Para uma obra são  utilizadas, aproximadamente, 10 dias. Poderia utilizar outros grãos, como milho, feijão, mas a durabilidade é mais limitada e o arroz tem importância na mitologia japonesa”, ressaltou.

História

Yasuharu Ueda começou a trabalhar com mosaicos em arroz há 9 anos. O artista é responsável pelos desenhos que compõem a exposição e outros artistas auxiliam na composição do mosaico. Em sua trajetória como artista, já ensinou a 10 pessoas a arte com grãos de arroz, incluindo artistas de Londrina, Curitiba, Espírito Santo, Assaí, Paranavaí e Mato Grosso.

Ueda é morador de Londrina desde 1982, vindo de Apucarana. “Eu já conhecia a região, vi quando era mata virgem, depois quando cafeeira e na sequência como selva de pedra. Londrina é muito importante pra mim.”

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.