Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Concerto de abertura com a Orquestra Solistas de Londrina será na quinta-feira (7) e terá como solista o violinista Daniel Guedes

Com o objetivo de celebrar a riqueza da música universal, a Mostra de Música de Câmara chega em 2015 com desejo de renovar e ampliar a sua atuação. Esse ano, a temporada vai ter oito apresentações, workshops e masterclasses gratuitos, levando a música rica e diversificada para vários cantos de Londrina.

Além dos concertos no Teatro Crystal com solistas convidados de renome nacional e internacional, a Mostra de Música de Câmara ampliará seu raio de abrangência, estendendo suas apresentações às igrejas e escolas municipais. Com isso, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que apresentará obras de compositores nacionais e internacionais, terá uma ampla integração com a comunidade.

“Nas igrejas a música de câmara reencontrará não só um espaço que é familiar a sua história, mas um elo perdido nesta mesma história, que é a capacidade de relacionar-se com o público popular”, informa Irina Ratcheva, coordenadora do evento. “Os concertos nas igrejas não objetivam chegar a um público formado, mas recriar o espaço da música, o clima de uma musicalidade generosa”.

A Mostra de Música de Câmara também vai levar seus acordes até as escolas municipais. Serão concertos didáticos, aproximando os estudantes com o universo musical. “A presença de uma orquestra na escola pode despertar mudanças no comportamento dos alunos e visa sensibilizar e formar novos públicos para arte musical, favorecendo a educação e capacitando os educadores para atuarem como multiplicadores”.

A somatória dessas ações contribui de forma significativa para a formação de plateia. “Vale ressaltar que a opção do desenvolvimento de um projeto musical camerístico visa o incentivo de novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, pois as apresentações acontecem em caráter intimista, essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes”, enfatiza Irina.

A programação da Mostra de Música de Câmara 2015 destaca obras para cordas da música universal, desde o século XVII até o Século XXI, além de apresentar os grandes compositores brasileiros. O projeto traz três nomes consagrados da música de concerto: a harpista brasileira Cristina Braga, o violinista Daniel Guedes e o virtuoso contrabaixista Catalin Rotaru, radicado nos Estados Unidos.

Concerto de abertura

A abertura da temporada 2015 da Mostra de Música de Câmara, do Barroco ao século XX, será nesta quinta-feira (7), às 20h30 no Teatro Crystal Palace, com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. O solista convidado é Daniel Guedes, um dos mais aplaudidos violinistas brasileiros nos últimos tempos. O diretor artístico e Spalla da Orquestra é Evgueni Ratchev.

No programa, Corelli - Concerto Grosso op.6, nº1, Bach - Concerto para dois Violinos, Schubert – Rondo para violino e Cordas, Gustav Holst - St. Paul’s Suite, e S. Prokofiev  - Visions fugitives op.22. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada) e podem ser adquiridos  no Café Royal Londrino, no Bar Brasiliano Bar e na Livraria da Silvia.

Na sexta-feira (dia 08), a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina volta a se apresentar, fazendo um concerto na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (Rua Belo Horizonte, 1236), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

A Mostra de Música de Câmara é organizada pela Artis Colégium e tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), John Deere/ Horizon e Unimed. Conta com o apoio da RPC, Jornal de Londrina, Rádio UEL FM, CBN, Hotel Crystal, Londrina Convention, SESI Paraná, Brasiliano Bar & Cozinha, Café Londrino e Livraria da Silvia.

Ingressos antecipados no Café Royal Londrino (3027 1050), ao lado do hotel Crystal Palace, das 09h às 21h; no Brasiliano Bar & Cozinha (3322 9211) das 18h às 23h; e na Livraria da Silvia (3026 9339 - Rua Belo Horizonte, 900, Shopping Ritz).

Daniel guedes

Daniel Guedes, um dos mais aplaudidos violinistas brasileiros nos últimos tempos. O crítico de música Carlos Augusto Dantas, do jornal Tribuna da Imprensa, o considerou como “o Nelson Freire do violino”. O Jornal do Brasil o considerou como um dos destaques do ano de 2003 e “um dos principais violinistas de sua geração”.

Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. Estudou música de câmera com Sylvia Rosenberg, Isidore Cohen e Arnold Steinhardt e recentemente regência com Pinchas Zukerman e Mika Eichenholz. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros (1991), Bergen Philharmonic Competition (1998) e Waldo Mayo Memorial Award (2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

Desde os 10 anos Daniel Guedes vem atuando como recitalista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Como regente, atuou frente a orquestras como a OSB Ópera e Repertório, OSUSP, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Bahia, Sinfônica da UFRJ, entre outras. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto dirigido pela pianista Simone Leitão. Como camerista, integra o renomado Quarteto da Guanabara, grupo fundado por Mariuccia Iacovino e Arnaldo Estrêla, que tem mais de 40 anos de existência. Seu duo com o violonista Mario Ulloa vem percorrendo os principais festivais do Brasil e atuando em importantes teatros, trazendo um repertório inédito e inovador para esta formação.

Daniel gravou seu primeiro disco em 2000 pelo selo Niterói Discos e em 2004 lançou o CD Impressões Brasileiras, tocando obras de Villa-Lobos, Flausino do Vale, Nelson Macedo, Alceo Bocchino entre outros. Lançou em 2008 o CD Suíte das Origens, com obras de Nelson Macêdo. Gravou também o CD “Beethoven in Brazil” com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered Productions da Califórnia e o CD "Violão e Violino", com Mario Ulloa, tocando compositores populares brasileiros, pelo selo Rob Digital. Este ano o duo lança o CD “Amor em paz”, também pela Rob Digital.

Daniel é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de lecionar em importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), entre outros. Sua intensa dedicação como pedagogo vem promovendo eventos como as recentes Masterclasses de Pinchas Zukerman e de Patinka Kopec na Escola de Música da UFRJ. O Jornal do Brasil o considerou como “um dos principais violinistas de sua geração”.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina (OCSL) proporciona um trabalho com a música erudita de câmara, interativo, baseado em deslocar os espaços de apresentação, construir um fluxo de diferentes públicos e estabelecer canais de referência entre as pessoas e as obras executadas. A trajetória do grupo atravessa vários espaços, reproduzindo a expressão dos seus músicos. Basta lembrar todos os concertos realizados dentro do Projeto Concertos nas Igrejas e Concertos Didáticos, nas escolas municipais, além de inúmeras apresentações em Festivais nacionais e internacionais, concertos memoráveis ao lado de artistas consagrados, como Yamandú Costa, Marco Antonio Almeida, Fábio Zanon, Alex Klein, Quarteto de violões Quartenaglia, Antonio Dei Claro, João Carlos Martins.

Solistas de Londrina completou os seus 15 anos com uma história singular que culminou com o lançamento de seu quinto CD: “Retratos Brasileiros”, dedicado ao compositor Edino Krleger, reunindo obras para cordas e selecionado entre os três finalistas da 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira. Antes de gravar o último álbum que atinge uma maturidade, a orquestra cumpriu uma trajetória intensa reunindo o trabalho e o talento dos instrumentistas dirigidos pelo spalla Evgueni Ratchev.

Criada em 1998, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina obteve reconhecimento já em seu primeiro CD gravado, “Imagens Brasileiras”: o disco venceu o Prêmio TIM de Música Brasileira nas categorias Melhor CD Erudito e Melhor Projeto Visual e o Prêmio Saul Trumpet de Melhor CD Erudito, em 2003. Surgiram também novas oportunidades, como o convite para participar na gravação da trilha sonora do desenho animado francês “Marsupilami”, a gravação do segundo CD, “A Música dos Séculos”, a conquista de vários prêmios nacionais, gravações diversas (inclusive o lançamento de um CD em países europeus), além de receber o reconhecimento do público, que cresce a cada ano. Em sua trajetória, sempre se preocupou em trocar experiências e crescer com o trabalho de outros artistas. Já acompanhou solistas conceituados e recebeu várias vezes o Prêmio Apoio a Orquestras/Funarte. Além das apresentações em diversas cidades, a orquestra também participa em importantes festivais, desenvolve projetos didáticos em escolas e projeto Concertos nas Igrejas, levando a música erudita aos mais diversos públicos, contribuindo para a formação de novos apreciadores. Em 2010 participou num dos mais importantes festivais de música da Europa, Varna Summer International Music Festival e realizou o lançamento do CD “Retratos Brasileiros”, com obras inéditas de Guerra – Peixe. Em 2012 realizou a série de Concertos Paraná, com patrocínio da Copel, através do programa Conta Cultura/Governo do Estado do Paraná. Em 2013, o CD “Retratos Brasileiros” - obras  para cordas de Edino Krieger, foi selecionado como um dos três finalistas da 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum Erudito. Recentemente a obra “Valsa Acadêmica", de Brasílio Itiberê, executada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, foi escolhida a ser utilizada em solenidades pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Na Temporada de 2014, realizou a Mostra de Música de Câmara, com concertos em igrejas e teatro, através do Programa municipal de Incentivo à Cultura, Promic e Programa Conta Cultura do Governo do Estado do Paraná. Recentemente lançou o sexto CD, “Ponteios”, do compositor Rogério Krieger. Nesta temporada está dando a continuidade da  Mostra de Música com 10 concertos durante o ano.

O grupo se prepara para gravação do novo CD intitulado “Um encontro de compositores paranaenses”, como obras de autores do Paraná. A orquestra atua sob a direção artística e musical do violinista  Evgueni Ratchev.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.