Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A relação histórica entre o Paraná e a Ucrânia foi tema da 24ª edição do Sarau Chatô, em Brasília. O evento promovido nesta quarta-feira (31) pela Fundação Assis Chateaubriand contou com o apoio do Governo do Paraná. A vice-governadora Cida Borghetti e o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, participaram da abertura.

Cida Borghetti destacou que a comunidade ucraniana ajudou no desenvolvimento social, econômico e cultural do Paraná. No Estado, são cerca de 500 mil descendentes. “Os primeiros imigrantes chegaram para fazer parte da história e do desenvolvimento do Estado. O Governo do Paraná se sente honrado em participar desta homenagem”, disse Cida Borghetti.

Para o embaixador da Ucrânia no Brasil, é mais uma oportunidade de mostrar o conjunto cultural que une lugares tão distantes. “Há mais de 126 anos a nossa comunidade está enriquecendo o Brasil com seu folclore, artesanato, fé, arquitetura e poesia”, disse.

No Sarau houve apresentações de música, dança e artesanato. Também foram oferecidos pratos das culinárias paranaense e ucraniana. 

Em Brasília, apesar da comunidade ucraniana ser reduzida, o público compareceu. É o caso da Elizabeth Maciel, que veio acompanhada da filha, Thaisa de 15 anos. “É a primeira vez que participamos do evento e gostamos muito das exposições e músicas”, afirmou.

Helena Souza de Oliveira disse que o evento é uma boa oportunidade de conhecer outras culturas. Ela já participou de várias edições do Sarau. "Tenho amigos de famílias ucranianas e queria conhecer um pouco mais da cultura através da dança e da comida. É muito interessante”, disse.

APRESENTAÇÕES - As apresentações começaram com a Companhia de Dança Ucraniana Verkovena, de Maringá. O grupo, que existe desde 2003, trouxe a dança folclórica dos antigos vilarejos e aldeias da Ucrânia.

Segundo a presidente da companhia, Izidora Olanzculki Kozan, o trabalho do grupo é eclético e voluntário. “Todos ficaram eufóricos com o convite. Nossa dedicação é pelo amor à cultura. Dos integrantes, 90% não são descendentes de ucranianos, mas ainda assim estudam e buscam viver as tradições”.

De acordo com o diretor artístico e fundador, Sandro Mafra, a companhia trabalha com a tradição, envolvendo também elementos teatrais. “Um estilo diferente sem fugir da tradição da dança folclórica ucraniana”.

Também se apresentaram o grupo Viola Quebrada, de Curitiba, o cantor Branco DiPaulo e a Orquestra Filarmônica de Brasília que prestou uma homenagem aos dois países com canções temáticas.

Nas artes visuais, o artista plástico curitibano Eloir Jr. resgata em suas pinturas as memórias culturais trazidas pelos diversos povos ao Paraná, em harmonia com pinhões, araucárias e a gralha azul. A artista plástica Carla Schwab, natural de Pelotas e radicada em Curitiba, também tem obras na galeria.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.