Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A gravura, uma das formas de arte ministradas em 2019 no Curso de Artes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) irá ganhar maior visibilidade com a exposição dos trabalhos da 2ª Mostra Latino-Americana de Gravura, no mês de março, em Ibiporã.

A data ainda não foi definida, mas já se sabe que será uma oportunidade para o público da região conhecer as técnicas e prestigiar os trabalhos dos alunos de Ibiporã, Jacarezinho e Londrina, em oficinas e cursos que foram ministrados no ano passado pela artista Carolina Sobreira, que também é professora da SMCT de Ibiporã. A exposição que passará pelo município terá também obras de artistas do Brasil e de outros países da América Latina.

A primeira cidade que receberá os trabalhos da 2ª Mostra Latino-Americana de Gravura (Molagrav) será Londrina, com a abertura oficial nesta sexta-feira (07/2), às 19h, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900 - Centro), com a exposição de mais de 100 obras de artistas do Brasil, Chile, Uruguai, México, Bolívia e Argentina.

Além dos trabalhos desses artistas, a mostra terá obras produzidas nas oficinas de edições anteriores e também de alunos da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) e da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) - Campus Jacarezinho. A exposição ficará aberta à visitação no Museu de Londrina de 7 a 29 de fevereiro.

Sobre a 2ª Mostra

É uma iniciativa independente de gravadores de Londrina, que surgiu da vontade de movimentar novamente o circuito das artes ligadas à produção de gravura, em suas diversas técnicas, e se concretizou com a possibilidade de ocupar diversos espaços culturais. O evento tem caráter educativo e tem como objetivo apresentar, difundir e valorizar a produção de arte a partir de técnicas gráficas.

Para tal finalidade, estabelecemos parceria, desde 2018, com a Secretaria de Cultura de Londrina, através de lei de incentivo municipal (PROMIC), a partir da qual ofertamos oficinas, cursos, palestras e rodas de conversa gratuitas a toda população, com foco no ensino de gravura para a rede pública de ensino. Em 2019, surgiram também parcerias com a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) - Campus Jacarezinho e com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, possibilitando com isso que a exposição passasse por mais dois municípios paranaenses.

Programação

Sexta, 7 de fevereiro – Museu Histórico de Londrina

19:00

Abertura oficial da 2ª Mostra Latino-Americana, no Museu Histórico de Londrina, com trabalhos de artistas do Brasil e outros países da América Latina e também de alunos de Ibiporã, Jacarezinho e Londrina. A exposição ficará de 07/2 a 29/2 no MHL (Rua Benjamin Constant, 900 - Londrina).

Sábado e domingo, 8 e 9 de fevereiro - SESC Cadeião

14:00 às 18:00

Oficina de Cartaz Lambe-lambe (técnica de xilogravura com impressões manuais a partir de placas de madeira), com Lucas Bezerra (designer de São Paulo). A oficina é gratuita, patrocinada pelo PROMIC/ Prefeitura de Londrina, e sõa 30 vagas. No SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52, esquina com Rua Brasil - Londrina).

Sábado e domingo, 8 e 9 de fevereiro - SESC Cadeião

14:00 às 18:00

Feira Molagrav de Arte - Serão 15 artistas expondo e vendendo gravuras, pinturas, desenhos e fotografias (no SESC Cadeião).

De 8 a 29 de fevereiro - SESC Cadeião

14:00 às 18:00

Exposição Molagrav, com gravuras de outros artistas na galeria dos corredores inferior e superior do SESC Cadeião.

Jaime Kaster/NCPMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.