Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cirko Volonte apresenta “O Pássaro Azul” na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Com entrada gratuita, espetáculo integra a programação cultural do aniversário de Londrina

O espetáculo "O Pássaro Azul" é a atração da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2019 na programação cultural do aniversário de Londrina deste sábado (14/dez). O grupo Cirko Volonte se apresentará às 19 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, com entrada gratuita. A Mostra Nacional tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Nesta história, personagem viaja em sonho e encontra um pássaro que o conduz a uma aventura por lugares fantásticos. E, então, ele descobre que a fronteira entre imaginação e realidade pode se desfazer quando o mundo sensível do teatro de marionetes se mistura ao universo mágico da literatura.

Livremente inspirada na obra homônima do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, a montagem londrinense fala sobre o prazer proporcionado pela leitura, o encontro com a criatividade e a busca das emoções perdidas dentro de cada pessoa.

Os atores Gustavo Bertin e Hanny Reis criaram este espetáculo a partir de uma cena com marionete de balcão, dando vida ao boneco e fazendo sua interação com o espaço e os objetos ao redor. No palco, eles usam técnicas da animação de maneira clara e fixa, com uma simbologia aberta. Um terreno fértil para a imaginação das crianças e que encanta os adultos também. A iluminação contribui para o jogo cênico e a criação da fantasia. “É um espetáculo infantil, mas que leva muita gente grande a embarcar no sonho”, diz Bertin.

Os bonecos e adereços foram confeccionados pelos próprios atores-animadores, que também assinam a direção. A pesquisa para esta montagem é baseada em exercícios propostos por Mauro Rodrigues, Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame, professores e pesquisadores do teatro de formas animadas. “O Pássaro Azul” tem 45 minutos de duração e a classificação indicativa é livre.

Gustavo Bertin é formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, e Hanny Reis está concluindo o mesmo curso. Os atores acabam de retornar da Coreia do Sul, após temporada de apresentações de outro trabalho, como palhaços. O Cirko Volonte também traz no repertório as montagens “Mequetrefe Circo Show” e “Estapafúrdias”.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)

Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf, Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ascom/Mostra Nacional de Artes Cênicas

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios