Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cirko Volonte apresenta “O Pássaro Azul” na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Com entrada gratuita, espetáculo integra a programação cultural do aniversário de Londrina

O espetáculo "O Pássaro Azul" é a atração da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2019 na programação cultural do aniversário de Londrina deste sábado (14/dez). O grupo Cirko Volonte se apresentará às 19 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, com entrada gratuita. A Mostra Nacional tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Nesta história, personagem viaja em sonho e encontra um pássaro que o conduz a uma aventura por lugares fantásticos. E, então, ele descobre que a fronteira entre imaginação e realidade pode se desfazer quando o mundo sensível do teatro de marionetes se mistura ao universo mágico da literatura.

Livremente inspirada na obra homônima do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, a montagem londrinense fala sobre o prazer proporcionado pela leitura, o encontro com a criatividade e a busca das emoções perdidas dentro de cada pessoa.

Os atores Gustavo Bertin e Hanny Reis criaram este espetáculo a partir de uma cena com marionete de balcão, dando vida ao boneco e fazendo sua interação com o espaço e os objetos ao redor. No palco, eles usam técnicas da animação de maneira clara e fixa, com uma simbologia aberta. Um terreno fértil para a imaginação das crianças e que encanta os adultos também. A iluminação contribui para o jogo cênico e a criação da fantasia. “É um espetáculo infantil, mas que leva muita gente grande a embarcar no sonho”, diz Bertin.

Os bonecos e adereços foram confeccionados pelos próprios atores-animadores, que também assinam a direção. A pesquisa para esta montagem é baseada em exercícios propostos por Mauro Rodrigues, Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame, professores e pesquisadores do teatro de formas animadas. “O Pássaro Azul” tem 45 minutos de duração e a classificação indicativa é livre.

Gustavo Bertin é formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, e Hanny Reis está concluindo o mesmo curso. Os atores acabam de retornar da Coreia do Sul, após temporada de apresentações de outro trabalho, como palhaços. O Cirko Volonte também traz no repertório as montagens “Mequetrefe Circo Show” e “Estapafúrdias”.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)

Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf, Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ascom/Mostra Nacional de Artes Cênicas

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.