Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estarão expostos 30 trabalhos de alunos participantes das oficinas formativas da Companhia Artium e 45 trabalhos de 15 artistas profissionais

Nesta sexta-feira (27), às 19h, terá início a 1ª Mostra Painéis Urbanos: Exposição de Artes Visuais, no Espaço Cultural da Associação Médica de Londrina (AML), que fica na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, no Centro. A ação é resultado do projeto Painéis Urbanos, que visa a disseminação da arte visual ao ar livre, e ficará exposta até o dia 5 de junho. A entrada é gratuita.

De acordo com o coordenador da exposição, Stanley Kennedy Garcia, estarão expostos 30 trabalhos de alunos integrantes das oficinas formativas da Companhia Artium e 45 trabalhos de 15 artistas profissionais. Eles foram feitos em tapumes de madeirite, objetos modificados, fotografias, esculturas, artes gráficas e murais em locais depredados e degradados. Entre os artistas participantes, há um convidado de Bauru (interior de São Paulo) e dois do Estado de Sergipe.

A ideia é fomentar a cadeia produtiva das artes visuais, incluindo a produção da Revista Painéis Urbanos, da Companhia Artium, para formação de acervo, além de valorizar as artes e os novos talentos londrinenses. “Sou produtor cultural em Londrina há 15 anos e me inspirei em dois projetos. Um deles, chamado Picasso não pichava, aconteceu em Curitiba nos anos 2000 e incentivava os artistas de rua a fazerem painéis e muralismos, e a outra influência foi o artista Jean-Michel Basquiat, que trabalhava com o grafite em Nova Iorque. A gente teve uma grande honra nesse projeto que foi a participação do Agenor Evangelista, artista de Londrina que retrata o cotidiano da boemia; ele é uma das nossas referências e se somou como coordenador da curadoria coletiva”, contou Garcia.

A curadoria da exposição é formada por nove artistas e tem como coordenador o artista plástico Agenor Evangelista. A exposição tem patrocínio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), por meio do Programa Paraná Cultural. A Prefeitura de Londrina apoia institucionalmente. “De junho a dezembro deste ano, vamos iniciar uma segunda fase, com a produção de alguns materiais e uma nova exposição, e o apoio da Prefeitura de Londrina está vinculado a isso”, explicou Garcia.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.