Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Duas artistas plásticas e um músico expõem, em diferentes linguagens, um pouco da vida de 70 mulheres

Em comemoração aos 80 anos da cidade, o Museu de Arte de Londrina abrirá suas portas no dia 8 de dezembro até as 21h. Neste dia, todos serão convidados a vivenciar a trajetória de diferentes mulheres, “Marias”. A abertura da exposição “Ser Maria, eis a questão”, será às 19h.  As obras expostas mostram o modo de vida e o pensamento da mulher na atualidade, por meio de diferentes linguagens: fotografia, música, escultura, livro de artista e performance.

“Ser Maria, eis a questão” é resultado de uma pesquisa de campo, quando foram coletadas histórias de mulheres. Elas estão em diferentes meios sociais, possuem diferentes culturas e profissões. A artista Nani Nogara contou que ao todo 70 mulheres integram a exposição, destas 35 estão nas fotos e as demais têm suas histórias relatadas. Entre elas, há uma que conta a vida de uma mulher que teve o filho com síndrome de down e um casamento desfeito. “A angústia da vida dessa Maria, é contada utilizando  uma cama, onde parte da história é escrita no lençol”, relatou.

As mulheres doaram objetos que fazem parte de “Ser Maria, eis a questão”. “Cada objeto é guardado numa resina, como um fóssil no gelo”, explicou Nani. Em Londrina estarão expostas 35 fotografias, 30 esculturas, 30 contos e uma trilha sonora.

A exposição é do Coletivo Duas Marias, formado em 2012, pelas artistas plásticas Nani Nogara e Malu Rebelato, com a participação especial do músico Cassiano Nogara. O coletivo já expôs em 2012 no Museu de Arte de Cascavel (MAC) e no Teatro Municipal de Toledo e, em 2013, no Museu de Arte de Londrina.

Imagens e música

Malu Rebelato faz uso da fotografia para captar imagens de, aproximadamente, 35 mulheres em diferentes situações. As fotografias mostram todas as mulheres em roupão branco que simboliza a mulher despida de qualquer máscara e demonstra que, independente do lugar, é a mesma mulher. O roupão estará em exposição.

As vozes das mulheres formam pequenas peças de Mr. Nogara. As músicas misturam áudio das entrevistas com música eletrônica, formando a trilha sonora que ajuda a criar a atmosfera das vidas das Marias.

Os artistas

Nani é formada em Artes Visuais pela Unipan de Cascavel e pós-graduada em arte e educação pela FAG-Cascavel. Foi professora, mas deixou o ensino para dedicar-se exclusivamente à pesquisa e produção artística.  Já participou de diferentes exposições como Largo da Ordem em Curitiba, Centro Cultural de Guarulhos-SP, Manzana de la Rivera em Assunción-PY e os Museus de Arte de Cascavel e de Londrina.

Malu Rebelato, também é formada em Artes Visuais pela Unipan e pós-graduada em Arte e Educação pela FAG. Fez diferentes cursos de fotografia e participou de exposições no Museu de Arte de Cascavel e no Museu de Arte de Londrina. Participou de exposição no Teatro Municipal de Toledo e na Galeria de Arte Alkindar Sardo em Toledo.

O artista Cassiano Nogara, ou Mr. Nogara, é bacharel em música pela Unicamp e reside em São Paulo. Divide seu tempo entre a pedagogia e a produção musical. É professor do "Senior Music Dept." da “St. Nicholas World School” e diretor musical do projeto "Panamérica da Canção". Também toca contrabaixo no grupo de Jazz "Le Petit Comité", liderado pelo vibrafonista André Juarez e atua em bares e casas noturnas da noite paulistana como vocalista da banda "The Jungle".  Entre os palcos e a sala de aula, Mr. Nogara se dedica à composição.

Asimp/Museu de Arte de Londrina
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.