Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No próximo domingo (20), das 10h às 16h, a população poderá desfrutar de uma atividade diferente. Isso porque o Museu Histórico de Londrina será palco do 2º Abraço pela Paz e da 2ª Festa das Nações Lusófonas. A entrada é aberta ao público e o museu fica na Rua Benjamin Constant, 900, Centro.

De acordo com a organizadora da festa, Leozita Baggio Vieira, no local serão montados estandes de 10 países que falam o idioma português. Estarão presentes representantes do Brasil, de Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre a cultura de cada nação, seus ritos, costumes, vestimentas, pratos típicos e tradições. A intenção é incentivar pessoas a conhecerem mais sobre esses países por meio de uma congregação de valores humanos baseados no respeito ao próximo e a promoção da cultura da paz.

Para colocar em prática esses anseios, no local, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) está organizado o 2º Abraço pela Paz. Ele acontecerá às 11h e contará com a participação de todos os visitantes e organizadores da ação. Além de visitar os estandes e participar do abraço pela paz, os cidadãos poderão desfrutar de food trucks que estarão comercializando alimentos no local, visitar a exposição de painéis, fotos, vestimentas e adereços desses países que estarão expostos no museu e também assistir a apresentações de grupos de dança e de música. Entre os quitutes culturais que estarão à venda, terão os tradicionais Pastéis de Belém, pasta de amendoim e pão típico.  

Leozita  espera  que a população participe junto com a família, que vá conhecer mais a cultura da língua portuguesa e que haja uma congregação entre as nações. “Durante a organização do evento, percebemos que em Londrina há muitas pessoas vindas desses países e para comemorarmos isso, mesmo que chova, o evento irá acontecer, apenas mudaremos para dentro do Museu Histórico”, explicou.

A festa é uma organização do Elos Clube de Londrina e Orion em parceria com o Compaz, Londrina Pazeando, Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Museu Histórico, e diversas entidades como a Prefeitura de Londrina, Lions Internacional, Rotary Club Nordeste, Rotary Club Londrina, NEAB, Rota do Café, Afro, entre outras.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.