Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Este é um evento cultural que visa ampliar o conhecimento dos participantes em relação aos países de língua portuguesa

No domingo (25), o Museu Histórico de Londrina irá sediar a 4ª Festa das Nações Lusófonas, das 10h às 16h, na rua Benjamin Constant, 900, ao lado do terminal urbano. O evento agregará também homenagens ao Dia do Pioneiro, celebrado no dia 21 de agosto, ao Dia do Folclore, no dia 22 e o Dia do Elismo, no dia 8 de setembro. A entrada será gratuita.

Para a conselheira do Compaz e representante do Elos Clube, Leozita Baggio Vieira, este evento busca defender e promover a compreensão entre os povos, a defesa das tradições e da cultura luso brasileira e a defesa da língua portuguesa e do humanismo lusíada em todos os cantos do mundo. “Este é um evento cultural, que passa conhecimento para as pessoas, pois muitas acreditam que somente Brasil e Portugal são países lusófonos, quando na realidade existem nove”, contou.

Nações lusófonas são aquelas que compartilham o português como língua mãe, além de partilhar traços da cultura portuguesa. No evento, serão celebrados os países Brasil, Portugal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Timor Leste, Guiné Equatorial e Macau, que é uma região administrativa da China.

Programação

Dentre as atividades propostas o evento trará aspectos geográficos, culturais e gastronômicos para os participantes. Em parceria com o departamento de letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), será exibido uma exposição de literatura portuguesa por meio de vídeos, poesias e ações linguísticas participativas.

Durante o decorrer da festa, as apresentações artísticas serão: espetáculos musicais, como “Noturnos de Chopin” e o “Sarau da Madragoa”; apresentação das entidades e países lusófonos; performances de danças; grupo de taiko; concerto da banda Stella Raiser; e apresentação de lendas e mitos de origem africana.

Outras atividades irão envolver o artesanato como oficinas de kirigami, biscuit e pintura de mandalas. Dentro da parte de gastronomia, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as comidas dos países lusófonos, como pastel de belém, bolinho angolano e bolinho de bacalhau, além de clássicos brasileiros como espetinho e coxinha.

Além da Festa das Nações, o evento contará também com o 4ª Abraço pela Paz da Festa das Nações Lusófonas, às 11h. Segundo o membro da Compaz, Luis Claudio Galhardi, está é a quarta realização do abraço dentro da programação da festa. “É um momento muito bacana, onde nós fazemos a roda, que é o abraço, e nosso grito de paz junto às bandeiras dos países”, relatou.

A festa também vai contar com o 2ª Encontro Distrital Lusófono de Escoteiros. Segundo, o coordenador da Seção Escoteira Autônoma do Ar Órion 352 Paraná, Gustavo Marconi, a Elos e a Órion perceberam que e trabalhavam com o aspecto lusófonos em suas atividades e disso surgiu a festa, que para os escoteiros é uma forma de integração que permite às crianças alcancem a insígnia da lusofonia. “Por meio desse evento, eles precisam conhecer aspectos culturais, gastronômicos, vestimentas, entre outros. Além disso, a festa facilita o encontro de outros escoteiros lusófonos”, relatou.

O evento é coordenado pelo Elos Clube de Londrina e pela Seção Escoteira Autônoma do Ar Órion 352 Paraná, e é uma realização do Lions International, Grupo Escoteiro Verde Vale, Desbravadores, Aventureiros do Amanhecer, Rotary Club de Londrina Sul, Londrina Pazeando, Conselho Municipal de Cultura de Paz  (Compaz), Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina (ASAM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Museu Histórico de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.