Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto Cantos Negros é dirigido a professores do ensino fundamental e médio

O sambista, escritor e pesquisador carioca Nei Lopes estará em  Londrina no dia 12 de maio, para o espetáculo pedagógico Cantos Negros. Será no Teatro Marista, às 19h30. Ele irá cantar sambas e falar sobre o negro na cultura brasileira. A entrada é gratuita mediante apresentação de convites. A promoção é do projeto cultural Cantos Negros, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

A apresentação é dirigida especialmente a professores do ensino fundamental e do ensino médio. Além dos educadores, serão convidados pesquisadores, integrantes do movimento negro de Londrina e região, além de  quem faz e gosta de samba.

Os convites serão distribuídos a partir do dia 22 de abril, através de parcerias com o Núcleo Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, o Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e do Norte do Paraná (Sinpro), entidades do movimento negro e pontos de referência do samba em Londrina.

Segundo a coordenadora do Projeto, Juliana Barbosa, o Espetáculo Pedagógico quer contribuir com o trabalho educativo previsto na Lei Federal 10.639, de 2003, buscando a valorização da diversidade cultural na formação do povo brasileiro e enfatizando o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Ela explicou que a apresentação de Nei Lopes terá acentuados objetivos pedagógicos, em especial desocultar a importância da cultura afro-originada na vida brasileira. “Usamos a palavra ‘desocultar’ porque essa importância está presente no cotidiano e não olhamos para ela com a atenção merecida”, explicou. Juliana disse ainda que o projeto sugere o samba como uma das expressões desses conhecimentos e leituras críticas do mundo, vem da cultura popular e pode ser usado como instigador de debates e conhecimentos nas salas de aula.

Sobre o autor

Nei Lopes é autor de mais de 30 livros, além de compositor e intérprete conhecido no mundo do samba. Nei também é uma das principais referências quando o assunto é a cultura negra no Brasil. Ele pesquisa as culturas africanas, tanto das que formam a própria África quanto das que são resultantes da Diáspora negra no Brasil, chamadas por ele de culturas afro-originadas, como é o caso do samba, o qual se dedica especialmente.

NC/PML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.