Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Projeto Pluricoisadas começou como uma inquietação, que mobilizou desejo de experimentação. A vontade de flertar com a poesia em suas várias faces, pela poesia-vídeo, poesia-música, poesia-rima; pelapoesia-ritmo-audiovisual, pela poesia-teatro, pelapoesia-imagem, pela poesia-som. Poetizarmo-nos, então, foi a única escolha.A ideia se configurou em um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Idealizado por Herbert Proença, o projeto previu a criação de 4 videopoesias,cada uma com um grupo de artistas diferente.

Jpa foram lançadas três videopoesias pelo projeto. A primeira, “Silêncio que eu não”, foi realizada com a Cia. Teatro de Garagem; a segunda, “Distância”, com a banda Caburé Canela; e a terceira com as artistas Flavia Verceze e Karina Silva – donaká, chamada“Okupa palavra”. Os três vídeos já estão disponíveis nos canais do projeto.

No próximo sábado, dia 18/12, as 20h, no canal do youtube do projeto (“Pluricoisadas”)haverá o lançamento daúltima videopoesia produzida neste projeto. Com o título “Folhas da Resistência”, o vídeo foi realizado com as artistas Karen Debértolis e Ligia Braga (MC Cleópatra), articulando hip hop e poesia falada. O poema que costura o vídeo foi criado coletivamente pelas artistas, e traz imagens do cotidiano que contrastam urbano e natureza, ancestralidade e contemporaneidade, luta e resistência, imagens que atravessam fazeres artísticos compromissados com o presente. Para a videopoesia foi elaborada uma trilha sonora por Gabriel Kruczeveski, parte da equipe do projeto.

Neste mesmo dia, será realizado o Evento de encerramento do projeto, realizado virtualmente, no canal do youtubedo Pluricoisadas. No evento, além deste lançamento, serão exibidas as demais videopoesias produzidas, além de uma conversa entre os artistas envolvidos. A equipe do Projeto conta com Lucas Godoy e Fagner Bruno de Souza no audiovisual, Gabriel Kruczeveski, na trilha e edição de som, Rafael PS na arte visual, Rafael Avancini e Herbert Proença na produção. Além da equipe, o bate-papo terá participação dos grupos e artistas que fizeram parte dos vídeos.

Além disso, o evento terá uma Mostra de Videopoesias, com exibição de experimentos vídeo-poéticos enviados para o Projeto, através de um chamamento feito nas redes sociais, para que artistas compartilhassem suas criações em vídeo, texto, corpo, imagem, som. Estes vídeos serão exibidos no canal do youtubedo Projeto, onde também se encontram todos os materiais produzidos nessa trajetória pluricoisada. 

Herbert Proença/Asimpç

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.