Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) está com nove exposições entre as mais visitadas pelo mundo em 2015, no ranking da publicação inglesa The Art Newspaper. As exposições são: “João Turin: Vida, Obra, Arte”, que obteve público de 266.009, “Gênesis: Sebastião Salgado” – 213.654, “Da Matéria ao Mundo: Eliane Prolik” – 184.416, “Audácia Concreta: Obras de Luiz Sacilotto” – 145.477, “Crash: Regina Silveira” – 142.219, “Idea Brasil: O Melhor do Design Brasileiro” – 129.26, “Jaime Lerner: Das Vozes da Cidade” – 102.677, “Wifredo Lam: O Espírito da Criação” – 94.464 e “Arte Cibernética: Coleção do Itaú Cultural” – 63.223.

Este é o quarto ano consecutivo que o MON faz parte da lista. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o Instituto Tomie Ohtake (SP), o Museu Nacional de Brasília (BSB) e a Pinacoteca de São Paulo (SP) também figuram na publicação.

Os três primeiros lugares do ranking são ocupados pelo National Palace Museum, em Taipei, na China.

A mostra “Picasso e a Modernidade Espanhola”, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, ocupa o 10º lugar na lista geral. Além disso, a exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto”, também organizada pelo CCBB/RJ, está em 12º lugar. Já o Instituto Tomie Ohtake ocupa o 15º lugar com a mostra “Salvador Dalí”.

Ibram
Os dados do Brasil são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a publicação The Art Newspaper desde 2010. A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano. O objetivo é subsidiar tanto a publicação estrangeira quanto o banco de dados do Ibram.

O projeto Exposições no Brasil consiste na implantação de um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. Ainda em caráter piloto, a proposta é que o projeto fique disponível na plataforma institucional utilizada pelo Ibram.

Secretaria de Cultura-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.