Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Texto “A Falecida” contará com leitura dramática, exibição de filme e bate-papo

Especialistas afirmam que “A Falecida” revolucionou o teatro brasileiro da década de 50. A peça, escrita por um dos mais influentes dramaturgos brasileiros, foi uma das primeiras a colocar no centro da trama o carioca suburbano com suas frustrações e misérias. Nos dias 27 e 28 de julho, o projeto de cinedramaturgia do Sesi Londrina vai analisar o texto de Nelson Rodrigues e a sua adaptação para o cinema por meio do Núcleo Dramátika. A ação contará com leitura dirigida, exibição do longa de Leon Hirszman e bate-papo sobre as relações entre teatro e cinema.

Zulmira é uma mulher que vive em situação de pobreza e frustração em um subúrbio do Rio de Janeiro. Sem expectativas na vida, a sua obsessão passa a ser conquistar um enterro de luxo após a sua morte. A mulher morre de hemoptise e, para realizar o sonho da esposa, o marido pede dinheiro emprestado ao homem mais rico do bairro. Ao saber que o endinheirado já teve um caso com a falecida, o viúvo passa a chantageá-lo em busca de dinheiro.

No Núcleo Dramátika, o texto de Nelson Rodrigues será analisado em duas etapas. No dia 27, os alunos do projeto apresentarão uma leitura dramática sob a direção de Marina Stuchi, diretora e roteirista londrinense. No dia 28, haverá a exibição do filme de Leon Hirszman, uma adaptação da peça datada de 1965 com Fernanda Montenegro como Zulmira. Em seguida, o público e os integrantes do Núcleo participarão de um bate papo com convidados analisando as relações de teatro e cinema.

Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika

Com o objetivo de investigar as relações entre cinema, literatura e teatro, o Dramátika – iniciativa do Centro Cultural Sesi/AML em parceria com a produtora Kinopus –  é uma realização do Sesi Cultura Paraná por meio do programa Núcleos Criativos, com coordenação do cineasta Rodrigo Grota. A proposta é promover um espaço de reflexão e criação por meio da dramaturgia base para as linguagens.

O projeto se divide em duas etapas: leitura dramática de textos teatrais e exibição de filmes, com ensaios, apresentação e gravação de esquetes (cenas curtas). Ao final do projeto, os cinco diretores convidados para conduzir os encontros irão apresentar esquetes criadas a partir do diálogo entre teatro e cinema.

Núcleo Dramátika – A Falecida, de Nelson Rodrigues

Leitura Dramática - Data: 27 de julho - Hora: às 20h

Exibição de filme com bate-papo - Data: 28 de julho - Hora: às 14h

Centro Cultural Sesi/AML - Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 - Centro

Classificação indicativa: 16 anos

Valor: entrada franca (sujeito a lotação)

Observação: retirar ingresso no local com uma hora de antecedência

Asimp/Sesi Cultura

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios