Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aberto ao público, o concerto terá um programa com músicas tradicionais do repertório sacro natalino

O átrio da Catedral Metropolitana de Londrina será palco do Concerto de Natal, nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, realizado pelo Coral Santa Cecília, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que completa 83 anos. Em sua 4ª edição, o concerto inicia às 20h, é aberto ao público e terá um repertório de músicas tradicionais sacras e natalinas.

Sob a regência do maestro Luiz Fontanari e da maestrina Regina Balan, o Concerto de Natal 2018, além do coro da catedral Coral Santa Cecília, terá a participação especial do Coro Vox Deo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e do Coral União, da Paróquia São José da Igreja Matriz de Rolândia, perfazendo mais de 100 vozes. 

Completa o concerto uma Orquestra de Câmara com violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e flauta, além de órgão e piano que ficarão a cargo do músico Paulo Damasceno, idealizador dos Concertos de Natal da catedral. O Concerto conta também com solistas convidados, o barítono Christoffer Witth e a soprano Cindy Ferrarezi.

Programa

O programa da noite abre com “Carol of Bells”, instrumental para piano e orquestra, de Mykola Leontovych; traz ainda “Ave Maria”, de Giulio Caccini; “Maria durch ein Dornwald ging”, tradicional canção alemã, com acompanhamento de harpa; “Ó, Noite Santa”, de Adolphe Adam; “Mille Cherubini in Coro”, de Franz Schubert, peça que se tornou famosa na interpretação de L.Pavarotti e Andrea Bocelli, com arranjo original para orquestra e coro.

Destaque para “Noite Feliz”, do compositor Franz Grubber, com arranjo para piano e orquestra de Jeffrey Turner. O público ouvirá também a tradicional canção portuguesa “Róseo Menino”, de Josef Schnabel e a peça “Chegou Natal”, do compositor londrinense Jairo Stutz, de beleza e sonoridade. Ainda no repertório da noite “Adeste Fideles”, canção portuguesa; “Transeamus usque Bethlehem”, de Josef Schnabel; “O Primeiro Natal”, tradição inglesa s; “Surgem Anjos Proclamando”, canção francesa e “Glória e Louvor”, de Gordon Young.

O maestro

Luiz Fontanari é regente e pianista com graduação em Regência Coral pela Universidade Federal do RS. Desenvolve amplo trabalho de regência de coros ministrando cursos e oficinas de regência para coros adulto e juvenil. Regente titular do Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina desde 2009, tem projetado e produzido apresentações com obras importantes como a Missa Mater Dolorosa de Josef Gruber na celebração do Jubileu de 75 anos do Coral Santa Cecília, com regência também nas celebrações litúrgicas da Catedral. De 2005 a 2012, fez a produção como arranjador e regente das Cantatas de Natal Mãe de Deus e apresentações das Meninas Cantoras do Colégio Mãe de Deus em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ministrou oficina de Coro Juvenil no Painel FECORS de Regência Coral (RS) e no Seminário de Música da Igreja Luterana (SC). Atualmente é, também, professor do Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Londrina.

A regente

Regina Balan formou-se em piano pela Escola de Música do Colégio Mãe de Deus, em 1986. Graduou-se em Música, pela UEL no ano de 1999. É especialista em Música: Regência, pela UNOPAR. Concluiu o mestrado em música, pela UNIRIO em 2010 com a dissertação: Coro da UEL: cantando e contando sobre suas representações, sob orientação da doutora Mônica Duarte. Atuou como professora na Escola de Música Mãe de Deus de 1987 a 1995 e de 2001 a 2004 com as disciplinas de piano, flauta doce, educação musical para crianças e adultos, música para bebês. Regeu os coros Infantil e Juvenil da Instituição. Foi coordenadora da área de Música da Fundação Cultural de Ibiporã, em 2000. Regeu os coros infantil e juvenil de Ibiporã, além dos Coros da COPEL de Londrina e da Secretaria de Cultura do Município de Londrina de 1998 a 2000. Tem atuado como professora convidada de canto e técnica vocal em cursos e fóruns vocais em várias cidades de São Paulo e Paraná. É concursada desde 1989 na UEL/Seção de Música Vocal onde atualmente rege o Coro Tempos Dourados. É professora no Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Londrina desde 2013.

O organista e pianista

Paulo Damasceno iniciou seus estudos de órgão em 1987 com a professora Tânia Azedo, em Londrina/PR. Após, deu continuidade nos estudos do mesmo instrumento com a professora Annelise Luck. É organista titular da Catedral Metropolitana de Londrina desde 2001. Com o Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina, participa semanalmente na execução musical nas liturgias dominicais. Criou e dirigiu o concerto que deu origem a Série «Concerto de Natal na Catedral» em 2007. Participou, em 2009, da gravação da tradicional Cantata de Natal do Colégio Mãe de Deus, como organista e na montagem da obra Missa Mater Dolorosa de Josef Gruber na celebração do jubileu de 75anos do Coral Santa Cecília. Atua também como organista do Coral União de Rolândia.

Os solistas

Christoffer Witt, barítono, norte americano erradicado no Brasil participa ativamente do circuito de canto lírico paranaense. Seu trabalho mais recente foi como solista durante apresentação do Requiem de Mozart no segundo semestre deste ano.

Cindy Ferrarezi, soprano do Coral Santa Cecília iniciou estudos musicais com seu pai, o violonista J.Ulisses Ferrarezi. É idealizadora do canal “Cindy Ferrarezi” no YouTube com gravações e publicações semanais de melodias de salmos e aclamações.

Corais

O Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina foi fundado em 1936, conta atualmente com 32 integrantes e é o coral mais antigo do Paraná. Recebeu da Câmara Municipal de Londrina, em 1991, a Comenda Ouro Verde, como reconhecimento pelos “58 anos de dedicação à arte musical em Londrina” e foi destaque em diversos concursos e Festivais de Corais. O Coro Vox Deo é da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina e iniciou suas atividades em abril de 2012 a partir do desejo de membros da Paróquia em desenvolver a prática coral litúrgica. Desde a fundação vem participando de eventos natalinos e de missas especiais e festivais de coros. O Coral União da Paróquia São José da Igreja Matriz de Rolândia foi fundado em 1959 pelo Pe. Francisco Flogia. Atualmente conta com 28 integrantes e participa das atividades da paróquia, além de eventos, festivais de coros e apresentações em outras paróquias da Arquidiocese.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.