Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Edital para seleção de artistas fica aberto até 23 de maio

O Projeto “Quizomba: o samba e outros batuques” está de volta a Londrina e com novo formato. As quatro edições do ano vão ser realizadas em locais públicos nos meses de maio, julho, setembro e novembro, em diversos espaços públicos da cidade e serão gratuitas.

O que não muda é o objetivo de proporcionar o acesso e a fruição de manifestações artísticas e culturais, em especial àquelas de matriz africana e indígena, que não costumam ser veiculadas na grande mídia. As edições vão ter apresentações artísticas, vivências com mestres e mestras da cultura popular e também o “Quizomberê”’, com atividades lúdicas e artísticas voltadas para crianças e que substitui o antigo “Quizombinha.”

Artistas e oficineiros interessados em atuar nestas grandes festas populares tem até o dia 23 de maio para se inscrever no edital aberto pelo coletivo através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3njjdghMMQLrdGj-lqVOXjAFC1RdS5AkZ_2oEnH8U1IoLYg/viewform?fbclid=IwAR3iZqY3Yf82d3XcwqxeEED9dUmNiW-8Kv7L8fOHi8CUAuF6ejvH2eo1oEM .

Já o público pode se preparar para a primeira edição da Quizomba, que vai ser realizado no dia 5 de maio, na Praça Ângelo Kretã, na divisa do Conjunto Maria Cecília com o Conjunto Luiz de Sá, na região norte de Londrina. A praça foi a escolhida em função do foco da primeira edição, a temática indígena. O cacique que dá nome à praça é Kaingang e  considerado a maior liderança indígena do Sul do país nos primórdios do movimento indígena na região.

Conheça um pouco da História da Quizomba

O Quizomba nasce em celebração à Semana da Consciência Negra em novembro de 2005 a partir de um projeto de extensão do Departamento de Artes Visuais da UEL, em parceria com a Casa de Cultura, com o intuito de propiciar o acesso às manifestações artísticas de tradição oral, principalmente de matrizes africana e ou indígena. O projeto também se propõe a articular artistas e públicos que apreciam este tipo de manifestação, propiciando um espaço de convivência entre os cidadãos londrinenses.

Em 2010 o projeto foi suspenso em decorrência da mudança de seus principais organizadores. Em 2013, com o assassinato de Dona Vilma (Yá Mukumby) foi realizada uma edição especial em sua homenagem e em homenagem a sua mãe (dona Allial) e sua neta (Olivia), também assassinadas em três de agosto de 2013.
A experiência de produzir uma edição especial do Quizomba no dia 17 de novembro de 2013 foi edificante e impulsionou a organização de um coletivo de experientes artistas e produtores que assumiu a responsabilidade de resgatar o projeto, nascendo assim o Coletivo Quizomba, que se manteve ativo entre 2013 e 2017, experimentando diversos formatos, mas sempre com o foco em atrações artísticas e culturais de matriz africana e indígena. A Vila Cultural Kinoarte se transformou então na sede do Coletivo e o espaço recebeu inúmeras edições da festa que era realizada uma vez por mês. O  fechamento da vila e a falta de patrocínio , junto com a necessidade de coletivo de não aumentar o valor dos ingressos , o projeto foi interrompido em 2018.

Volta agora com patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura  e sai em busca de novos espaços públicos para interagir com pessoas que ainda não conhecem o Quizomba, propiciando a mistura do público já tradicional do evento com novas gentes. Vai explorar novos ares e lugares, mas mantendo o desejo de valorizar nossas tradições de matriz africana e indígena.

Luiza Braga/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.