Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Projeto Quizomba 15 anos: Perspectivas de ações sócio- culturais foi aprovado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina) para ser realizado em 2020. A proposta aprovada previa quatro edições na Praça da Mata, no Conjunto Cafezal IV, Zona Sul da cidade e em um trabalho instigante de mobilização comunitária. Fazer o Quizomba COM a comunidade, articulando um trabalho de preservação/educação ambiental relacionado à Praça da Mata e a formação de jovens agentes culturais comunitários era a perspectiva.

A Primeira edição estava marcada para cinco de abril de 2020. Em meados de março, em decorrência da pandemia, tudo teve que ser reavaliado. A covid19 chegava à Londrina. Com responsabilidade e coerência a edição foi suspensa. O compromisso político do Coletivo Quizomba com a vida se impôs, como deveria ser.

A coordenação do PROMIC apresentou duas opções: suspensão do projeto ou adaptá-lo.
A decisão inicial foi suspender o projeto e esperar. Naquele momento havia a ilusão de que, ainda em 2020, o projeto seria retomado. Com o passar do tempo e o agravamento da crise sanitária houve a necessidade de retomar a proposta, inclusive para fazer com que os recursos aprovados chegassem nas mãos dos trabalhadores da cultura contemplados pelos editais do projeto.
É nesse contexto que surge o QUIZOMBA ON LINE e o Prêmio Quizomba 2021 para jovens artistas negras, negros e indígenas, seguimentos sociais extremamente impactados pela pandemia.
Em parceria com o Espaço Nave, tudo está sendo feito para garantir o mesmo padrão de qualidade do Quizomba em versão digital. O mesmo empenho, compromisso com a dignidade humana, carinho e prazer dedicados às edições presenciais do Quizomba estão sendo ativados neste momento.

Todo o processo foi desenvolvido seguindo os rigorosos protocolos sanitários para garantir a vida e a saúde de todos que estiveram envolvidos presencialmente com o projeto. Tais cuidados foram recompensados por lindas imagens e belos registros musicais. Além de contribuir financeiramente com os profissionais da cultura, o projeto vai propiciar um registro qualificado de áudio e vídeo dos trabalhos dos artistas selecionados em edital, que poderá ser usado como material de divulgação dos grupos.

Serão duas edições on-line. A primeira, a ser realizada no dia oito de maio próximo, às quatorze horas e contará com a participação do grupo Afrotons (SP), da artista Amanda More, do grupo Equilíbrio Sonoro, Thainara Pereira, e do emblemático sambista londrinense Joaquim Braga (Braguinha). Na segunda edição, em 13 de junho, no mesmo horário, haverá a transmissão dos trabalhos de Fruta Gogoia, do grupo Firma Ponto e do querido palhaço Marimba.

Entre as duas edições será lançado o edital do Prêmio Quizomba 2021 para jovens artistas negras, negros e indígenas. Serão ofertados dois prêmios individuais de mil e quinhentos reais e dois prêmios para coletivos no valor de três mil reais.

As transmissões das duas edições serão pelo Canal do Coletivo Quizomba no YouTube, que pode ser acessado através do instagram @quizombalondrina
O Projeto QUIZOMBA ONLINE é uma realização do Coletivo Quizomba.

O projeto conta com o patrocínio do Promic/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Londrina e com os apoios da Universidade Estadual de Londrina, através da Casa de Cultura, COM (Coordenadoria de Comunicação) e Rádio UEL FM e do Espaço Nave.
Asimp/O Projeto QUIZOMBA ONLINE

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios