Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto Oficinas Kinoarte tem como objetivo trazer cursos de cinema para estimular a produção local com novas técnicas e referências estéticas para a consolidação do audiovisual na cidade. Desde 2005 o projeto já promoveu cursos, oficinas e palestras com grandes nomes do cinema brasileiro como Ruy Guerra, Walter Lima Jr, Marçal Aquino, Joel Pizzini, Andrea Tonacci, Kiko Goifman, Hilton Lacerda, Rodrigo Aragão, Luiz Adelmo e Murilo Hauser.

A edição 2022 das Oficinas Kinoarte se debruça sobre a realidade do fazer cinematográfico em Londrina depois da pandemia, indo desde como transformar uma ideia em projeto de filme, passando por como executá-lo com orçamento reduzido, até explorar possibilidades de montagem a partir de um material previamente produzido. A intenção é democratizar os saberes e as experiências acumuladas por profissionais que são referência em suas respectivas funções, ajudando a desenvolver e a tornar mais diversificado o crescente setor audiovisual londrinense..

As oficinas oferecidas neste ano darão enfoque à profissionalização nas seguintes áreas: produção cinematográfica, trilha sonora, assistência de direção, direção de curtas de baixo orçamento, montagem, animação 2D e crítica cinematográfica, além de uma oficina exclusiva sobre cinema negro. As oficinas ocorrem de forma online e todas têm inscrição gratuita. O formulário para participação e mais informações sobre as oficinas podem ser encontradas no site kinoarte.org.

Com o propósito de ampliar as oportunidades de profissionalização no setor e de gerar interesse dos participantes e da comunidade para buscar a mobilização e a prática do envolvimento social por meio do contato com o cinema, o projeto propõe uma extensa programação ao longo de todo o primeiro semestre, indo de março até julho, totalizando quase 100 horas de carga horária e podendo atender mais de 200 pessoas durante as 8 oficinas gratuitas. 

O projeto é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), com produção da Leste BR. O patrocínio é da da Secretaria Municipal da Cultura através do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Oficina De Produção No Cinema

Estreando o projeto, começa nesta segunda-feira (14) a oficina de Produção no Cinema, com Fran Camilo,  de forma online e gratuita. A partir de dez anos de experiência, a oficina pretende tratar das dificuldades, descobertas e aprendizados para quem quer produzir cinema e não faz ideia de por onde começar. Passando por todas as fases de um projeto desde a ideia até a exibição, as aulas trarão exemplos de planilhas, orçamentos, cachês, contratos, direitos autorais, comercialização e todas as burocracias necessárias para fazer cinema no Brasil, tudo de forma aplicada na preparação de um projeto para inscrição em editais.

Quem ministra a oficina é a londrinense Fran Camilo, produtora, produtora executiva, diretora de produção cultural, jornalista e proprietária da Metafixa Produções. Com mais de dez longas metragens no currículo, atualmente produz a série “Caravelle 114”, com exibição prevista para 2023 no Canal Brasil. As inscrições podem ser feitas através do site: kinoarte.org/oficinas SERVIÇO Oficinas Kinoarte De março a julho de 2022 Inscrições e informações: kinoarte.org/oficinas
Asimp/kinoarte

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.