Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Museu de Arte de Londrina, um dos cartões postais da cidade, possui uma biblioteca especializada em livros e publicações sobre a história da arte em geral. A Biblioteca de Arte Francisca Campinha Garcia Cid, inaugurada em 1999, fica localizada no piso inferior do Museu, onde antes era a antiga rodoviária, prédio que foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico, em 1975, como o primeiro prédio da arquitetura moderna do Estado do Paraná.

Aberta à comunidade, a Biblioteca conta com um acervo composto por aproximadamente cinco mil volumes. Dentre as publicações, estão catálogos e títulos sobre arte em geral, segmentados em temáticas como artes visuais, artes plásticas, história da arte, arte contemporânea, arquitetura e urbanismo, fotografia e livros de artistas. Além disso, disponibiliza acervo de documentação que inclui as plantas e informações sobre o prédio, que foi construído em 1952, com arquitetura modernista de João Batista Vilanova Artigas e utilizado como Rodoviária de Londrina até 1988.

De acordo com a gestora cultural da Biblioteca de Arte, Ana Cristina Mischiati, este espaço, além de estar inserido em um lugar histórico de Londrina, é uma fonte rica para pesquisadores, professores, educadores, artistas, curadores, estudantes de diversos cursos e o público em geral interessado em arte. 

Além do acervo bibliográfico, a Biblioteca ainda conta com uma Videoteca. Com área de 10 metros quadrados e capacidade para 20 visitantes, o ambiente pode ser utilizado para a realização de eventos culturais, lançamento de livros, exibição de vídeos, oficinas de arte, entre outras atividades.

Apesar de não ser disponibilizado materiais para levar para casa, os visitantes da biblioteca têm a oportunidade de consultar e fotografar (sem uso de flash) os exemplares, no local. A Biblioteca de Arte funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18horas e em um sábado por mês, das 9 às 13 horas.

Informações N.Com/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios